Esta é uma altura de menos rega mas nem por isso de menores cuidados e precauções, até porque a primavera começa a aproximar-se lentamente. Afaste das janelas e reduza progressivamente a rega às plantas que se encontrem em repouso. De igual modo, mantenha as plantas afastadas dos radiadores e outras fontes de calor. Este é, contudo, apenas um dos cuidados a ter porque existem outros. Veja outras tarefas a desempenhar em casa nesta fase.

1. Aplique adubo

Algumas espécies necessitam de adubo nesta época para continuarem a produzir flores. Escolha um produto enriquecido em fósforo e potássio. Aplique adubo também nas plantas que têm frutos.

2. Guarde os bolbos

Os jacintos apresentam já flores murchas e consomem reservas. Retire estas flores mas deixe as folhas para que gerem nutrientes. Guarde os bolbos em local fresco, seco e escuro, por exemplo um armário de cozinha, embrulhados em papel de jornal.

3. Faça renovos

Pretende mais exemplares? Faça um renovo aéreo, ou seja corte um pedaço do ramo, introduza turfa húmida e quando tiver raízes, corte e plante separadamente.

4. Aposte em novas aquisições

Aproveite agora, que os centros de jardinagem estão repletos de novas espécies, para mudar a decoração floral da sua casa. Adquira novas espécies e confira assim novo aspecto decorativo às zonas de estar e de lazer.

5. Não descure os cuidados em interior quente

Propague a sanseviera ou a begónia, cortando pedaços de folhas. Faça sementeiras de gerânios. Coloque as espécies de flor sobre um prato com água.

6. Os cuidados que deve ter em ambiente de interior fresco

Desbaste ligeiramente a ficus para que se encha de rebentos. Com uma esponja empapada, retire o pó de algumas plantas. Regue por imersão as cestas pendentes.

7. As precauções que as espécies no terraço exigem

Retire a neve dos ramos para evitar que se partam. Faça a revisão das proteções e do material vegetal. Assegure-se que nada está estragado.

8. Não se esqueça do pátio

Encha os vasos de amores-perfeitos mas não os conserve de ano para ano. Coloque terra vegetal nos vasos e retire a terra empobrecida. Assegure-se que as estruturas de proteção se encontram nas devidas condições.