Lavar a loiça na máquina. Qual o melhor programa?

Depois de ultrapassada a etapa de colocação da loiça na máquina, chega a altura de selecionar o programa de lavagem.

Algumas máquinas podem parecer mais confusas, devido ao número de opções, mas, na verdade, elas estão lá para ajudar. O truque será sempre adequar o programa de lavagem ao tipo de loiça e ao grau de sujidade em que esta se encontra. Um prato que serviu para degustar uma lasanha estará, certamente, mais sujo do que se tiver sido usado para uma salada.

Por isso, tenha em conta o programa e, se a loiça estiver muito suja e não for efetuar a lavagem de imediato, use a pré-lavagem, ou passagem por água. Passar por água manualmente deve ser evitado para poupar tempo e dinheiro. Tal como é um desperdício energético mais elevado passar a loiça por água manualmente para poder usar um programa abaixo. Se a loiça estiver mais suja, use um programa mais forte.

Se não for usar a loiça de imediato, dispense a secagem abrindo a porta e deixando a loiça secar durante a noite.

Programa “Passar por Água” - Quando a máquina não está cheia e só será utilizada no dia seguinte, utilize o programa “passar por água”. É um programa de curta duração, a frio, que permite evitar que a sujidade seque. Este programa não necessita de Detergente.

Programa Completo - Este programa faz pré-lavagem e lavagem principal e utiliza todas as funções da máquina. É o programa que se deve utilizar para loiça muito suja.

A lavagem principal é feita com água quente atuando conjuntamente com o detergente escolhido. A temperatura vai subindo progressivamente o que permite melhores condições para eliminar a sujidade. O enxaguamento é feito a quente havendo, no mínimo, duas mudanças de água e na última é adicionado o Abrilhantador. Em alguns modelos, a secagem é feita aproveitando o calor do enxaguamento. É na secagem que, normalmente, existe maior consumo energético. Por isso, se não for usar a loiça de imediato, dispense a secagem abrindo a porta e deixando a loiça secar durante a noite.

Programa Lavagem Principal sem Pré-lavagem - Se a loiça não está muito suja nem muito gordurosa, não há necessidade de pré-lavagem.

Programas Especiais

Programa de Loiça Delicada - utiliza-se quando a loiça é muito delicada (ex. vidros e porcelanas) ou precisa de uma ligeira lavagem.

Programa Intensivo ou Especial Tachos - Para loiça muito suja em que a ação mecânica da máquina é reforçada pelo aumento de pressão da água no braço rotativo inferior. A água é projetada com grande pressão no interior dos tachos que foram colocados no tabuleiro inferior da máquina. Evite colocar loiça mais leve no cesto de baixo quando usar este programa.

Programa Económico - Estes programas são normalmente identificados como programas Eco, 1/2 Carga ou Rápidos. Utilizam menos água e são mais curtos, ou utilizam temperaturas menos elevadas. Podem ser usados nos casos em que não atingiu a carga máxima da máquina (e precisa da loiça lavada) ou quando a loiça a lavar está pouco suja. Por exemplo, se está a lavar a loiça depois de uma mudança ou no final das obras na cozinha.

Para mais informações, consulte o site

Comentários