3 ideias para conseguir um jardim mais biológico no outono

Existem gestos simples e amigos do ambiente a que pode recorrer para cuidar das suas plantas. Saiba o que pode fazer para ter canteiros ainda mais ecológicos.

1. Folhas mortas como cobertura

Uma tarefa que as suas plantas certamente agradecerão é a recolha das folhas caídas nas superfícies de cultivo. Muitas podem ser utilizadas para fabricar composto mas também pode cobrir as hortaliças que continuam o desenvolvimento até ao inverno. Algumas também servem para cobrir a base das flores friorentas. Se tem resíduos de relvado, uma vez que estão completamente secos, espalhe-os pelo solo que ficou a descoberto após a colheita ou a retirada de exemplares murchos. Os resíduos de relva administram nutrientes ao solo.

2. Garrafas cortadas contra o frio

Sabia que os recipientes de plástico têm muitas utilizações no jardim biológico? É verdade! Permitem apanhar insetos voadores, por exemplo. Se cortar uma garrafa ou um bidão de água, por exemplo, consegue dois elementos muito úteis. A parte superior converte-se numa câmpanula para proteger as plantas recém-plantadas e a inferior pode ser usada para colocar estacas ou sementes.

3. Daninhas na pilha do composto

Como qualquer outra planta, as daninhas absorvem nutrientes da terra que, uma vez mortas, devolvem ao se decompor. Por isso, não as desperdice. São excelentes para elaborar composto mas evite as anuais que estejam doentes ou que tenham sementes, assim como as raízes das vivazes. Depois de as arrancar, estenda-as ao sol até ficarem secas e só então as deve deitar na pilha de composto. Se preferir, pode também queimar e deitar a cinza na pilha. No primeiro caso, proporcionam azoto e no segundo, potássio.

artigo do parceiro:

Comentários