Hortelã, o mimo da decoração

A portuguesa Lurdes Martins criou em pleno coração de Maputo uma loja que honra a herança da decoração de interiores lusa

Quem passeia pelas ruas de Maputo, é com surpresa que encontra o espaço da Hortelã no cenário urbanístico da Av. Kim Il Sung. Com as paredes caiadas a branco, a loja de design de interiores provoca de imediato um sentimento de empatia.
Depois do amor à primeira vista, é hora de entrar no mundo encantado criado por Lurdes Martins. A portuguesa é formada em Serviço Social e vive na capital de Moçambique há seis anos. 

'O bichinho da decoração sempre esteve presente na minha vida, sendo que ao longo dos anos acabou por ganhar cada vez mais expressão, sobretudo depois de os meus filhos nascerem. Passados seis anos a viver em Maputo, achei que havia chegado a hora de por em prática aquilo com que há muito sonhava, uma loja de design de interiores que conjugasse no mesmo espaço uma linha de artigos têxteis de elevada qualidade e uma linha de peças de decoração com um especial acento na linha de bebé e de criança', afirma Lurdes.
Foi com base neste projeto que a Hortelã nasceu em outubro de 2013. A loja tem uma coleção própria produzida em Moçambique que agrupa tanto uma linha de móveis como de artigos têxteis. Para quem é mãe, está em vias de sê-lo ou simplesmente gosta do mundo infantil, aqui pode encontrar um inúmero conjunto de peças para embelezar o seu nicho. 
As referências ao trabalho de artistas portugueses são inevitáveis e, nesse sentido, Lurdes tem também disponíveis na Hortelã peças de Tereza Alecrim, além de artigos europeus e norte-americanos.

O espaço é arejado e bastante singular. Quem procura produtos para os mais novos vai perder-se na paleta de cores pastéis, nos verdes ou amarelos. As referências ao mundo da flora e da fauna também existem enquanto apontamentos da coleção. 
Além deste espaço, a Hortelã produz projetos de arquitetura de interiores em espaços públicos e privados e dispõe de uma equipa especializada constituída por Lurdes e pela arquiteta de interiores, Dina Logarinho, que presta apoio personalizado e aconselhamento ao cliente.


Comentários