Guia prático de jardinagem para o mês de março

Apesar de mais protegidas, também exigem a sua atenção. Saiba quais são os cuidados específicos deve ter com as suas plantas de interior ao longo das próximas semanas

O mês em que, finalmente, regressa a primavera é um mês de bastante trabalho no que se refere à manutenção do seu jardim, das suas plantas e das suas flores. Apesar das suas espécies de interior estarem protegidas das intempéries que ainda marcam o terceiro mês do ano, deverá ter determinados cuidados com elas. Siga os nossos conselhos e torne as suas plantas ainda mais bonitas, adotando os cuidados certos.

Se, por exemplo, as quiser adensar, para que desenvolvam folhagem mais densa, deverá cortar, periodicamente, as pontas dos ramos, sobretudo quando se encontram desordenadas. Estas são outras das tarefas a empreender este mês:

- O tipo de rega necessário

Incremente paulatinamente as regas em espécies que têm estado submetidas ao descanso invernal. Lembre-se ainda que trata-se de um erro regar demais quando as plantas dão os primeiros sinais de desenvolvimento. Se já cometeu esse erro, deverá fazer o transplante para um vaso maior com substrato novo, mantendo-as uns dias sem regar.

- O que deve adubar

Exceto no caso dos exemplares recém-transplantados, que terão nutrientes suficientes no novo substrato, já pode começar a adubar. Aplique adubo orgânico mais agressivo.

- O que necessita de podar

Uma poda de brotada pode recuperar um exemplar feio ou afetado por fungos ou insetos. Recorra a este tipo de poda se acha que pode salvar a planta. Aproveite para eliminar todo o material estragado das plantas saudáveis.

- As pragas que deve eliminar 

O pulgão e algumas larvas podem começar a manifestar-se. Vigie as folhagens e borrife com sabonária para prevenir e com inseticida para combater.

- As folhas que deve limpar

A higiene adequada das suas plantas contribui para as manter saudáveis e vigorosas. A sujidade acumulada na folhagem pode afetar o processo de fotossíntese. Por isso, passe uma esponja humedecida em sabonária pelas folhas lisas e grandes e limpe com o pincel seco as mais pequeninas.

- As flores que deve plantar

É tempo de plantar begónias e anémonas, que ficarão espetaculares no verão se as instalar de imediato. Junte gravilha no fundo do vaso para facilitar a drenagem, assim como substrato nutritivo.

artigo do parceiro:

Comentários