Guia prático de fevereiro

O segundo mês do ano é um período de frio mas as casas acabam por estar mais aquecidas. Veja quais são os cuidados a ter com as suas plantas de interior este mês

Fevereiro continua a ser um mês marcado pelo frio, pelas chuvas e pelas geadas de inverno. No entanto, as suas plantas de interior estão protegidas das intempéries. Ainda assim, se as puser na rua deverá ter determinados cuidados com as suas plantas, colocando-as num cantinho do terraço mais resguardado, junto a uma parede ou atrás de um exemplar maior, para que estas não sejam afetadas pelo frio.

Outra opção a considerar, é orientar a sul e protegê-las com sarapilheira ou plástico transparente esburacado. Estas são outras das tarefas a incluir na sua agenda de planeamento este mês:

- O tipo de rega necessário

Nesta altura, deverá complementar as regas que devem ser moderadas quando os substratos são secos (exceto nas plantas de flor), borrifando as folhagens, mas atenção ao molhar as folhas aveludadas ou carnudas de plantas como a violeta africana pois apodrecem com facilidade.

- O que deve adubar

Aplique adubo de assimilação lenta que liberta nutrientes em cada rega.

- O que necessita de poda

Melhore a forma de alguma plantas, cortando quase rente. Pode também a flor de Natal, em caso de necessidade, depois do desbaste invernal. Corte as flores murchas dos jacintos, narcisos e tulipas.

- Tratar amarelecimentos

O amarelecimento nas folhas pode ser sinal de falta de rega ou de ferro. Corrija o erro e elimine as folhas descoloridas.

- As flores da época

É tempo da columnea, fitonia e guzmania (na imagem). A columnea destaca-se pelos compridos rebentos pendentes com folhas decorativas e flores tubolares vermelhas. A fitonia é uma planta que cresce pegada ao solo e se destaca pela nervura rosada das folhas. Mantenha humidade constante moderada durante todo o ano, uma vez que esta gosta de meia sombra. Das folhas da guzmania saem brácteas vermelhas que escondem as flores. Evite as correntes de ar e regue esta planta com regador quando não tiver flor.

artigo do parceiro:

Comentários