Fevereiro mais biológico

As épocas de grande humidade são propensas a parasitas e bactérias que afetam as suas plantas. Saiba o que deve fazer este mês para combater as pragas que ameaçam o seu jardim

A preocupação com a preservação do meio ambiente é cada vez mais um imperativo que não pode ser menosprezado. Existem, por isso, soluções com características mais biológicas, muitas delas facilmente acessíveis e até muito originais, a que pode e deve recorrer para proteger as suas plantas e as suas culturas. Damos-lhe três dicas que se vão revelar muito úteis no combate a pragas e no desenvolvimento, proteção e preservação de novas colheitas:

- Instale armadilhas para as pragas que regressam

Moscas, pulgões, trips e outros parasitas acedem facilmente à fruta das árvores. Para os eliminar, propomos-lhe um truque. Um frasco (pode ser uma garrafa de plástico cortada) cheio com um terço de água açucarada ou uma mistura de mel e vinagre tapado com papel onde se faz um buraco. Pendure a armadilha num ramo. Os insetos, atraídos pelo odor doce, entram no frasco e ficam presos.

- Semeie em cama quente

Durante a primeira metade deste mês, prepare aquecimento natural para o solo que acolherá as sementeiras precoces. Como? Num canteiro elevado a cerca de 60/70 cm, coloque estrume fresco de cavalo no subsolo, por cima de uma capa de composto maduro do ano anterior. Cerca de 30 a 40 centímetros de espessura são suficientes. Compacte bem, tape com terra e junte palha ou outro elemento isolante. Até ao final do mês pode começar a plantar nesta cama quente.

- Jardim mais saudável com inseticida de pimenta

Demora cerca de seis semanas a ficar pronto. Por isso, convém preparar já esta calda inseticida à base de pimenta-de-caiena e hortaliças para que tenha tempo antes que o jardim comece a ser invadido por uma legião de pragas.

Para isso:

1. Esfarele uma cabeça de alhos e uma cebola com pele. Coloque a ferver em dois litros de água e uma colher de pimenta-de-caiena.

2. Deixe cozer durante 20 minutos em fogo lento. Reparta os pedaços por dois tachos e verta do líquido do cozido por cima.

3. Deixe esfriar, tape e armazene em local fresco durante seis semanas. Coalhe o líquido. Para aplicar, dilua uma colher por cada meio litro de água.

artigo do parceiro:

Comentários