Está na altura de plantar trepadeiras e podar rosas

Fevereiro é um excelente mês para começar a tratar das espécies botânicas que vão florescer no verão. Saiba quais são os cuidados e as precauções que deve ter durante este período

Em fevereiro, apesar da chuva, do frio e da geada e da neve nalgumas regiões do país, é tempo de arregaçar as mangas no jardim, até porque caminhamos a passos largos para a primavera, a época de renovação que promete trazer novas flores e rebentos aos seu jardim. Por muito que lhe apeteça ficar em casa em muitos dos dias, não renegue às suas espécies botânicas os cuidados e as precauções que estas lhe exigem. Estas são algumas das principais ações a desenvolver durante este período:

- Plante trepadeiras

Semeie no solo, protegidas com coberturas, as espécies anuais de grande desenvolvimento e trepadeiras.

- Regue as vivazes

Nas zonas quente, regue as vivazes que plantou antes do inverno e não tenham tido tempo de completar o enraizamento. Regue nas horas mais quentes e com água tépida.

- Adube depois da poda

Depois de cortar o material seco e murcho nas vivazes e outras plantas do rock garden (jardim rochoso) e dos maciços e as dividir, se estiverem apertadas ou velhas, junte terra vegetal ou turfa para renovar os nutrientes.

- Pode as suas rosas

Depois dos frios intensos, retoque as rosas para retirar o material estragado ou demasiado crescido. Reduza em um terço o que cortar.

- Trate o solo

Desinfete o solo com inseticida e fungicida de largo espetro com o objetivo de o preparar para receber novas plantas e sementes.

- Aplique estrume nos solos baldios

Restitua o nível de matéria orgânica, enterrando bastante estrume. Depois, pode plantar. Esta é uma boa altura para executar esta tarefa.

artigo do parceiro:

Comentários