Dicas para remodelar a sua cozinha

Se vai remodelar a sua cozinha não perca as dicas que temos para si

Se está a pensar remodelar a sua cozinha para além de ter o factor conforto em conta, tem de pensar na funcionalidade do espaço, tenha ou não uma grande área de cozinha, tem de a projetar tendo em conta as atividades básicas e diárias da sua família.

Projeto - Quer contrate um profissional ou faça você mesmo a remodelação, é importante conhecer bem a sua cozinha, assim ao desenhar uma planta com todas as medidas do espaço, lembre-se de anotar todos os pontos de eletricidade, gás e canalização. Evitando assim surpresas, como por exemplo, partir uma parede onde atravessam canos.

Triângulo de Trabalho - A primeira regra que deve ter em consideração é, manter o mais próximos possível, o fogão, o lava-loiça e o frigorifico, com a formação de um triângulo (ver imagem na galeria), para quem trabalha frequentemente na cozinha, estes são os elementos que mais usa, e ao mantê-los próximos uns dos outros acaba por tornar a cozinha mais funcional. Exceptuando-se esta regra obviamente quando se trata de uma cozinha linear e o espaço é reduzido.

Área de Trabalho - Lembre-se que uma bancada com um bom tamanho é fundamental para quem cozinha com regularidade, especialmente se esta estiver contigua ao fogão e/ou ao lava-loiça. Iluminação - Sugerimos que as zonas de trabalho estejam bem iluminadas, ou seja, por cima do fogão, bancadas e lava-loiças, podendo muito bem ser uma iluminação direta e de luz branca.

Armários – São um dos elementos, para quem está a investir do zero, em que se gasta mais orçamento, por isso aconselhamos a escolher um material duradouro e que tenha uma boa garantia do fornecedor. Ao escolher a tipologia dos armários faça um inventário do que tem ou irá precisar armazenar, arrumação nunca é demais, mas devemos ser práticos e pensar que tipo de gavetas nos irá fazer mais falta. Se tem pouco espaço, este é um dos principais planeamentos a fazer pois aqui, literalmente, todos os cm contam.

Acabamentos e Revestimentos - Opte por acabamentos de fácil manutenção, principalmente nas áreas molhadas. Existem vários tipos de revestimentos que não os antigos azulejos monocromáticos, acabando por introduzir na cozinha mais sofisticação e conforto.

Cores - Atualmente todas as cores são permitidas na cozinha, arrisque de forma equilibrada. Se tem um espaço reduzido, o melhor é manter-se pelas cores mais claras que proporcionam ao espaço maior amplitude, sem usar muitos padrões. Se mesmo assim pretende usar cores mais fortes ou escuras, sugerimos aplica-las apenas numa parede livre.

Decoração: Faz algum tempo que a cozinha deixou de ser apenas um espaço para serviços e confecionar refeições, atualmente tornou-se o local onde quase sempre todos os convidados se reúnem cada vez que há festas ou jantares em casa. Invista em cadeiras ou bancos confortáveis, elementos decorativos personalizados e também num bom candeeiro suspenso se faz refeições na cozinha.


artigo do parceiro:

Comentários