Dicas criativas – Espaços de leitura

Crie uma mini-biblioteca na sua casa.

O tempo frio característico desta estação do ano desperta a vontade de ficar em casa confortavelmente instalado a ler uma revista, um jornal, a contar uma história às crianças, ou simplesmente aproveitar para acabar de ler aquele livro que à muito ficou esquecido.

Uma mini-biblioteca ou um espaço propicio à leitura agrada desde os mais apaixonados pelos livros até os que não mantem o hábitos de leitura. Este espaço deve oferecer conforto e aconchego, facilitando a concentração e relaxamento para acompanhar uma boa história.

Aqui ficam algumas dicas:

Este compartimento deverá situar-se num lugar mais reservado da casa, resguardado da agitação dos restantes elementos da família. Na impossibilidade de ter uma divisão da casa destinada a este fim, poderá demarcar este espaço com a pintura de uma parede, de cor suave e contrastante do resto da divisão ou no pavimento, através da marcação feita por um tapete de toque suave e confortável, ou ainda por uma estante que faça a separação física entre dois ambientes; Uma poltrona ou um sofá confortável são peças de mobiliário fundamentais para a comodidade deste espaço, uma vez que se prevê a permanecia durante longos períodos de tempo;A parede destinada à colocação de uma estante ou prateleiras terá que ser arejada, livre de infiltrações ou humidade, evitando assim o aparecimento de fungos e bactérias que danificam os livros;Caso o espaço disponha de janelas é indicado a utilização de cortinas para proteger os livros da luz direta do sol, uma vez que provoca o amarelecimento do papel;A luz artificial também é peça fundamental neste puzzle. Uma boa iluminação, desde que devidamente filtrada permitirá uma boa concentração na leitura, sem esforçar os olhos. Conforme a decoração deste ambiente, a iluminação pode ser embutida nas prateleiras, causando um efeito moderno e bonito além de funcional;Se a estante ou as prateleiras forem demasiado altas poderá utilizar uma escada, para o alcance de livros, integrada no mobiliário;Se tiver espaço poderá complementar este espaço com uma mesa de apoio ou de centro;Além das prateleiras e estantes poderá guardar os livros dentro de pequenos baús, ou outras peças de mobiliário, como por exemplo, nas estruturas de apoio de braços de alguns sofás, pensados para o efeito. 

 

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*


artigo do parceiro:

Comentários