Uma Peça-chave que muitas vezes determina a escolha do restante mobiliário e, por norma, é dos primeiros artigos a adquirir para esta divisão. Opte por linhas simples e contemporâneas, mas tenha em atenção a escolha de um modelo confortável… ideal para dormir o primeiro sono.

A escolha do sofá depende do tipo de decoração, das cores, da configuração e dimensão do espaço. Deverão ser tidos em conta aspetos tão importantes como a localização, função e durabilidade.

É necessário ter em conta os vários tipos de sofás disponíveis no mercado e avaliar qual o que melhor responde às exigências da função que vai desempenhar.

Aqui ficam algumas dicas para escolher o sofá perfeito:

Tipos de sofá

Sofás com chaise-longue possuem um assento auxiliar confortável para relaxar, permitindo-lhe um maior conforto ao esticar ligeiramente as suas pernas. Existem em diferentes estilos, desde o mais clássico ao mais moderno, e em diferentes cores e formatos. A chaise-longue pode também ser adquirida como elemento único e complemento a outros sofás já existentes na divisão. Não precisam de combinar na perfeição com os restantes sofás, podendo apresentar diferentes padrões ou cores. No entanto, mantenha-os sempre em harmonia com a decoração do espaço.

Sofás de canto são ideais para tirar o máximo partido de espaços pequenos. Devido à sua forma, aproveitam de forma eficiente todos os ângulos da parede sem tirar espaço central. São muito confortáveis e uma escolha bastante popular na altura de escolher o sofá para a sala. Devido à sua forma, são também ideais para famílias que costumam receber muitas visitas, podendo proporcionar entre 5 a 7 lugares confortáveis.

Sofás-cama são uma opção prática e económica multi-funcional. De dia, servem como assento confortável e, de noite, servem como cama para uso diário ou situações imprevistas. São a opção ideal para quem recebe visitas que pretendem passar a noite com a família. Um sofá-cama oferece maior conforto para os seus convidados passarem a noite, sem que tenha de ter um espaço adicional para esta função.

Os sofás ergonómicos, apesar de esteticamente não serem tão atrativos são ideais para quem procura o máximo conforto, possuem um apoio para a cabeça ajustável e assentos extensíveis com movimento independente. Este tipo de sofás são versáteis e multi-funcionais, sendo um bom investimento face aos sofás mais tradicionais. Podem ser ajustados de acordo com as preferências de cada um, proporcionando desta forma um maior nível de satisfação e conforto. Normalmente este tipo de sofá é caracterizado por linhas mais clássicas, sendo que visualmente ocupam mais espaço.

Localização e função

Estude a localização deste para ajustar a sua dimensão ao espaço disponível, tenha em atenção a distância aos restantes móveis e elementos decorativos. Também será importante antever quantos lugares podem ser considerados, facilitando a escolha do modelo. Defina também a função que o sofá irá ter. Vai ser um sofá para ver confortavelmente televisão? Ou pretende dormir nele?. Se costuma receber frequentemente visitas, tenha em consideração que o sofá terá de servir mais do que os elementos da sua família, devendo ser de maiores dimensões.

Escolha dos tecidos

Se pretender um sofá de maior durabilidade, deverá sempre optar por sofás com tecidos densos. Tenha em consideração que a resistência de um tecido não é dada pelo seu peso nem pela sua espessura, mas sim pela trama dos fios. No momento da compra, tente esticar o tecido e afaste até que a trama abra ou deforme para avaliar a sua resistência. Se quiser escolher o sofá de cor mais vibrante, lembre-se de avaliar se o tecido tem bons tratamentos anti-sol e anti-manchas. Opte ainda por sofás com capas removíveis, que poderá trocar, e laváveis na máquina.