Desligue já estes aparelhos da tomada

Não basta desligar o botão para evitar gastar energia por isso, se quer poupar na carteira e o ambiente, saiba quais os equipamentos que mais gastam.
créditos: pixabay

A energia elétrica diz respeito à capacidade que um determinado equipamento tem de funcionar com determinada quantidade de “combustível”. Ou seja, ao ligar um dispositivo à corrente elétrica, a energia começa a chegar ao mesmo através de um condutor e o dispositivo desenvolve a função que é suposto. Esta energia não é algo que se constrói ou destrói, mas algo que se transforma (calor, luz, frio, movimento, etc...) e, por sua vez, a potência elétrica – mais comummente designada por watt (James Watt, 1736-1819) – irá estabelecer a que velocidade essa energia se pode transformar.

O desperdício de watts em casa, no emprego ou noutro lado qualquer é uma constante. Vivemos numa era em que praticamente todos os dispositivos têm um botão on/ off o que, inevitavelmente, nos dá a ideia de que basta desligá-los para não estar a gastar energia à toa. Energia esta que irá fazer diferença a nível ambiental, bem como na sua carteira. Mesmo os dispositivos que indicam estar em modo standby (consumo de 1 a 50 watts/ hora) gastam. Por isso... não se iluda! A energia está a ser gasta desnecessariamente e só retirando a ficha da tomada é que vai fazer a diferença. Por exemplo:

1. Computador: até 21w/hora desligado e 80w ligado
2. Notebook: 15w/hora ou mais mesmo desligado
3. Vídeogame: 23w ligados e 1w/hora desligado.
4. Aparelhagem: 15w/hora
5. Microondas: até mais de 3 w/hora
6. TV: 3w/hora
7. Home cinema: 19.5w/hora
8. Box TV cabo: 33w/hora
9. Cafeteira: 1w/hora
10. Carregador de telemóvel: se o deixar na tomada consome 1w; se estiver na tomada com o telemóvel já carregado (100% bateria) com some 4,5w; durante o carregamento consome 8w

Bom, mas nada como ser um pouco mais práticos e fazer as contas de outra maneira. Se tiver todos estes equipamentos em casa desligados, mas ligados à tomada 24h, o consumo dos mesmos é cerca de 112,5w/hora, fora o consumo real. Depois é só multiplicar pelos dias do mês e assim sucessivamente. É muito, certo?! Outro exemplo, por certo o seu microondas está sempre ligado correto?! Ora, uma vez que mesmo estando em standby está a gastar, ao fim de 1 ano vai representar cerca de 25% do consumo, quando provavelmente só o utiliza 20-30mn/ dia. Portanto, o melhor mesmo é começar a cortar no consumo e a ser mais amigo do ambiente.

artigo do parceiro:

Comentários