Quem usa maquilhagem frequentemente, já terá, a certa altura, manchado as roupas com base ou outro produto de cosmética.  Muitas vezes, só o facto de vestir e despir camisas e t-shirts que tocam no rosto, faz com que fiquem com pequenas nódoas de maquilhagem. Apesar de resistentes à limpeza, existem truques para acabar com estas manchas na roupa.

Dependendo do causador da nódoa, existem diversas formas de atuar, porém, existem algumas regras que se deve ter em mente antes de aplicar qualquer produto na roupa. São cinco regras essenciais para que não estrague a roupa enquanto a está a tentar salvar:

– Antes de aplicar o produto na peça toda, teste numa ponta onde, se correr mal, não se note. O produto que vai aplicar pode reagir mal com o tecido.

– Quanto mais depressa uma nódoa for tratada, mais facilmente sairá. Contudo, antes de retirar a nódoa, tenha atenção ao passar com toalhitas de limpeza que podem, por vezes, evidenciar ainda mais a mancha.

– Leia as etiquetas de composição e tratamento da roupa, bem como instruções que venham nas embalagens dos detergentes que vai usar. Em tecidos delicados ou que não tem a certeza como vão reagir, use apenas sabão neutro.

– Coloque um pano limpo do outro lado do tecido para que, ao limpar, não manche outras partes da roupa.

– Quando estiver a limpar a nódoa, limpe de fora para o centro, de forma a que esta não alastre a mais área.

Após verificar tudo, identifique o produto de maquilhagem que lhe sujou a roupa e atue.

Leia mais: Onde não deve usar detergente da loiça

Base - Retire o excesso de base com a ajuda de uma faca de plástico, por exemplo. Tenha cuidado para que a mancha não alastre. Depois de retirada a maioria da base, coloque água oxigenada, volume 20, em cima da nódoa e deixe atuar por uns minutos. Em princípio a mancha sairá.

Base, eyeliner e mascara de pestanas - Misture bicarbonato de sódio e limão e aplique na mancha. Peças de algodão pedem uma mistura de água com vinagre branco.

Eyeliner e máscara de pestanas - Com a mancha seca, coloque um pouco de detergente da loiça no local da nódoa, sem molhar o tecido. Espalhe o detergente com os dedos ou com a ajuda de uma escova, esfregue com cuidado até sair. De seguida é só lavar a peça normalmente.

Batom - Como o batom é feito à base de gordura, usar um produto, como sabão, também constituído por óleo ajudará a remover a nódoa. Humedeça a zona da mancha, esfregue o sabão com movimentos circulares e deixe repousar entre 10 a 15 minutos. Se necessário, repetir o processo. Depois é limpar normalmente. Outra opção consiste em mergulhar a área manchada em leite quente e deixar de molho até o leite arrefecer. De seguida esfregar a zona com sabão, lavar com água e voilà. Se a mancha for feita em tecidos brancos, experimente passar um pano, toalhita ou algodão humedecido com álcool, acetona ou vaselina. Se, pelo contrário, a nódoa for numa peça de cor escura, aplique um cubo de gelo para remover a sujidade.

Pó, Blush e Sombra - Aplique um pouco de álcool sobre a mancha, esfregue até esta sair completamente. Em vez do álcool pode aplicar vaselina liquida. Coloque papel absorvente sobre a macha e depois de deixar repousar durante 5 minutos, lavar com água morna e sabão.

Roupas em couro e camurça - Estes materiais, por serem delicados, merecem atenção especial, pois mancham com mais facilidade. Retire o excesso de produto cosmético com um pano humedecido ou sabão neutro. De seguida, com água morna e um pouco de sabão, faça espuma antes de aplicar sobre o tecido, aplique a espuma sobre a mancha. Depois, seque a zona com um pano seco, sempre com movimentos delicados. Produtos específicos para limpeza de peles são a melhor opção.

Leia mais: 10 dicas essenciais para qualquer dona de casa