Como construir uma rocalha

Pedras e gravilha misturadas com as cores das flores e o verde das folhas podem dar outro charme ao seu jardim. Use-as para fazer um rock garden. Veja como deve proceder!

Em qualquer jardim, por mais pequeno que seja, é possível construir uma rocalha ou um rock garden, nome por que é mais conhecida esta composição de pedras e plantas. O requisito principal para fazer um jardim de rochas é encontrar um local aberto e com sol, onde as espécies e variedades botânicas se possam desenvolver convenientemente. Saiba como deve proceder e que espécies pode plantar:

1. Delimite o espaço

Pode adotar a forma que pretender mas é melhor não usar formas geométricas porque estas não existem na natureza. Cave o terreno a profundidade que seja o dobro da pá ou da enxada utilizados nos trabalhos.

2. Assegure drenagem

É importante assegurar a drenagem. Deite no fundo uma capa de gravilha ou areia grossa e reencha com terra extraída misturada com um pouco de matéria orgânica. Pode recorrer a estrume, por exemplo.

3. Coloque as pedras

Para formar a estrutura principal use pedras grandes, com pelo menos um tamanho de 40X60 centímetros. Disponha as pedras de forma a susterem a avenidas de terra.

4. Instale as plantas

Convém utilizar plantas de baixo desenvolvimento e que floresçam em diferentes épocas do ano. Compre as plantas em vaso e transplante com cuidado para o terreno. Depois, tape os buracos que restarem com gravilha.

artigo do parceiro:

Comentários