Felizmente já existem maneiras mais fáceis de obter bons resultados na lavagem da loiça e, além de protegerem, vão evitar aqueles resíduos de sujidade nos talheres ou mesmo nos ‘cantinhos’ das tigelas. Deve também seguir os conselhos dos fabricantes e se todas estas regras forem respeitadas verá como afinal é fácil arrumar a sua loiça na máquina.

Retire os restos de comida
Antes de colocar a loiça na máquina limpe os restos maiores de comida sem lavar. O seu detergente vai agarrar-se ao resto dos resíduos ajudando a eliminá-los.

Talheres separados
Certifique-se que nada está empilhado para que a água passe por todos os lados. O ideal é não colocar talheres com cabo. Para uma maior segurança as facas devem estar sempre viradas com a ponta para baixo.

Organizar a loiça
Opte por começar a colocar a loiça na parte de trás, assim facilita-lhe a arrumação. A loiça mais suja deve ficar na bandeja de baixo para ficarem mais perto da saída de água. Tenha atenção na inclinação dos copos e canecas para que a água possa sair facilmente.

Peças manchadas
Estas devem ficar sempre em frente aos braços aspersores permitindo assim mais precisão na lavagem. As frigideiras e tachos também podem ser colocadas na máquina, mas é preferível que os passe antes por água para que a sujidade saia com mais facilidade.

Não faça pré-lavagens
A maior parte das máquinas existentes no mercado têm força suficiente para não ser necessário uma pré-lavagem. Assim, além de poupar tempo e energia, vai também economizar quase 20litros de água.

Não sobrecarregue a máquina Uma regra que deve ter em atenção porque se o lado sujo do prato não estiver voltado para a saída da água, é normal que este continue sujo mesmo depois da lavagem. Se colocar utensílios e pratos em demasia pode indicar uma segunda lavagem e aí perderá mais tempo.