Casa de banho perfeita

Estratégias simples, mas originais, para dar alma a este espaço (fotos)

Muitas vezes menosprezada no que toca à decoração de uma casa, a casa de banho tem muito potencial decorativo, apesar das limitações que estão inerentes a esta divisão de uma habitação, como o facto de ser um espaço muito húmido, o que limita a utilização de determinadas peças e determinados materais. No entanto, com a ajuda de cinco especialistas e das sugestões decorativas que lhe propomos, vai conseguir transformar essa zona numa das mais bem conseguidas do seu lar doce lar.

Adicione cor

Utilizar apontamentos de cor nos objectos decorativos (como jarras vermelhas e toalhas coloridas) numa casa de banho de paredes e azulejos brancos é uma boa forma de a favorecer. «O branco reforça a luminosidade e a dispersão do espaço e os apontamentos de cor marcam a diferença. Também pode aplicar uma barra autocolante com um padrão geométrico (é muito fácil de aplicar), criando um efeito visual muito interessante», sugere mesmo Mariana Morgado Pedroso, arquiteta da Architectyourhome.pt.

Aposte em espelhos originais

Os espelhos são elementos fundamentais numa casa de banho. «Quanto maiores, melhor!», considera a decoradora Ana Rita Soares. «São objetos que ampliam o espaço, dando uma ideia de profundidade. Opte por um modelo com moldura (que podia bem estar numa sala, num quarto ou num corredor), que pode ser colorida, de madeira, prateada ou dourada», justifica. «O importante é que seja proporcional à largura da parede. Se preferir, e para dar amplitude/largura à casa de banho, pode optar por um espelho no formato fora do habitual, por exemplo, um que percorra toda a parede», afirma ainda.

Forre os módulos de gavetas com tecido

Porque tudo o que é feito por nós mais valor, aposte na reciclagem de um módulo de gavetas , forrando-as com tecido propositadamente danificado e estragado. Para o fazer, pode utilizar tecido ou jornal. «Basta revestir o móvel com cola branca e alisar o material escolhido por cima. Para os puxadores, pode fazer umas flores a partir de caixas de ovos amarrotadas, pintando-as e envernizando-as no final para as proteger», sugere Filipa Brandão Mira, decoradora.


Utilize vidros lacados ou pintados

Os vidros lacados e/ou pintados podem ser colados por cima dos revestimentos existentes para lhes dar uma nova vida. «Pode aplicá-los só na zona do duche banheira ou revestir toda a casa de banho. Existem vidros já pintados (com cores de catálogo) mas também pode mandar pintar na cor que quiser. Este truque dá um toque de modernidade ao espaço. Por ser um material de aspeto clean, resulta melhor em casas de banho onde se queira criar um ambiente mais contemporâneo e actual. No entanto, este não combina com ambientes rústicos, por exemplo», avisa Maria Ilharco de Moura, arquiteta de interiores e decoração.

Texto: Fabiana Bravo com Mariana Morgado Pedroso, (arquiteta da Architectyourhome.pt), Ana Rita Soares (decoradora e autora do livro «Dê Uma Volta à Sua Casa! Quem Vê Casas, vê Corações» publicado pela Nexo), Filipa Brandão Mira (decoradora e autora do livro «Cuidar da Casa» da editora A Esfera dos Livros) e Maria Ilharco de Moura (arquiteta de interiores e decoração)

artigo do parceiro:

Comentários