Cábulas de memória

Truques para evitar os esquecimentos mais comuns

A sua memória costuma pregar-lhe algumas partidas?
Se sim, não desespere. Estes truques vão ajudá-la.

Se é habitual esquecer-se das suas tarefas e compromissos diários, evite fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo e evite sobretudo pensar noutros assuntos que têm de ser resolvidos. Cada tarefa a seu tempo deve ser o pensamento que deve estar sempre presente no seu dia-a-dia.


Ainda assim, como nem sempre é possível pôr essa estratégia em prática, siga as dicas da saber viver e prove a si própria que pode controlar as suas falhas de memória e melhorar o seu desempenho:

Coisas a fazer

Em vez de memorizar tudo o que tem para fazer, arranje uma agenda ou escreva num papel os seus compromissos e coloque-os num local visível, como a porta do frigorífico ou junto ao telefone. Desta maneira, criará o hábito de consultar essa listagem e progressivamente passará a lembrar-se melhor das coisas.

Objectos perdidos

Guarde os objectos que usa frequentemente sempre no mesmo local. Olhe com atenção para o sítio e diga em voz alta onde os pôs. Está provado que o cérebro tende a memorizar esta informação e, se seguir estes conselhos, da próxima vez já não perderá tanto tempo a encontrar o objecto que procura.

Nomes

Quando for apresentada a alguém, repita o nome da pessoa várias vezes ao longo da conversa. Pense em pessoas que têm o mesmo nome e tome nota na sua agenda, se possível, associando uma imagem ao nome. Este conselho revelar-se-a muito útil em situações que envolvem um primeiro contacto com um grande número de pessoas de uma só vez, como é o caso das festas de aniversário, dos jantares em casa de amigos e até de encontros e reuniões profissionais.

artigo do parceiro:

Comentários