Praga: Bicho da conta ou cochonilha da humidade (Oniscus asellus L, Porcellio scaberLatr.)

Características: Pequeno crustáceo cinzento da família dos isópodes, com o corpo convexo pequeno, de 5-15 mm, de forma oval. Tem dois pares de antenas e sete pares de patas. Gostam muito de detritos ou restos orgânicos, contribuindo para a degradação da matéria orgânica do solo.

Ciclo biológico: O bicho da conta vive em ambientes húmidos e com muita matéria orgânica, encontrando-se no solo ou debaixo de pedras e outros restos orgânicos onde colocam os seus ovos. Os ovos e os filhotes matem-se por alguns meses protegidos pela armadura da sua mãe. A esperança de vida de um bicho da conta é de dois anos.

Plantas mais sensíveis: Gostam especialmente de culturas herbáceas jovens.

Danos: São mais activos durante a noite e alimentam-se das partes mais tenras e jovens das plantas, provocando feridas nas folhas, tubérculos, bolbos e raízes. Nas estufas podem danificar as sementes e as pequenas plantas. Os vegetais e sementes que se guardam nos armazéns também podem ser afectados.

Combate biológico

Prevenção/Aspectos agronómicos: Deve eliminar pequenos refúgios como sacos, restos de vegetais e camadas de mulching que se encontrem no solo, bem como drenar bem os terrenos para não ficarem húmidos.

Além disso, deve fazer armadilhas com pedras, jornais, sacos pretos de plástico ou tijolos, onde eles se alojam, para mais tarde os eliminar. Colocar terra de diatomaceas nos locais onde se juntam estes crustáceos é outra das recomendações.

Texto: Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)