Num mundo ideal, os terrenos inclinados são seriam um problema mas, na vida real, tal nem sempre sucede. «Tenho um pequeno espaço de terreno de inclinação acentuada plantado relva e tenho dificuldade em fazer o corte. Queria mudar para plantas mais pequenas. É melhor optar por plantar Herbáceas ou por arbustos», interroga-se Paula Florêncio, residente na Amadora. A dúvida é muito comum.

«Sendo o terreno inclinado como descreve, penso que a melhor opção são plantas tapizantes, plantas cujo tipo de crescimento é mais horizontal», responde Ana Carvalho, engenheira técnica agrária, colaboradora da revista Jardins. «Existem plantas herbáceas e sub-arbustivas deste tipo, sendo que ambas servem para estabilizar as zonas inclinadas e impedem o escorrimento de terra para outras zonas», refere ainda.

«Assim, aconselho plantas como a hera e a vinca, para zonas mais sombrias. Para zonas com mais sol, recomendo o alecrim-rasteiro (Rosmarinus officinalis prostratum) e o Osteospermum fruticoso», acrescenta a especialista. «Como planta de época, pode ser plantada a Portulaca grandiflora e, como planta hortícola, o morangueiro», sugere ainda.