As melhores espécies para jardineiras ao sol

Em terraços, varandas e jardins, estes recipientes conferem mais cor aos espaços. Mas nem todas as flores plantas conseguem suportar o calor…

Sendo Portugal um país de calor, não faltam varandas e terraços floridos, decorados com jardineiras de vários tipos. Mas, na hora de escolher as espécies botânicas a usar, existem cuidados a ter. Até porque não é raro surgirem dúvidas. «Pretendo colocar no jardim um conjunto de jardineiras que recebam sol até ao meio-dia. Gosto de espécies de flor que aguentem este clima. O que aconselham?», interroga mesmo Isaura Gomes, leitora habitual da Jardins.

«Existe uma série de arbustos e plantas herbáceas que são excelentes para plantar em jardineiras», respondem os especialistas da revista, a publicação do setor mais lida em Portugal. «Entre os arbustos, azáleas e rododendros (Rhododendro simsii e yunnanense), esquimias (Skimia japonica), pieris (Pieris formosa), mahonias (Mahonia aquifolium), camélias (Camellia sasanqua) e fetos arbóreos (Erica arborescens)», recomendam.

As opções não se esgotam, contudo, nessas espécies arbustivas. «Entre as herbáceas, petúnias (Petunia hybrida), ericas (Erica carnea e Calluna vulgaris), primulas(Primula sps.), amores-perfeitos (Viola tricolor) e ciclamens (Cyclamen persicum)», sugerem ainda os especialistas.

artigo do parceiro:

Comentários