As árvores e os arbustos que deve plantar e podar em fevereiro

A chuva e o frio típicos desta época condicionam alguns dos trabalhos exteriores mas também criam condições únicas. Veja as espécies botânicas a que deve estar atento no segundo mês do ano

«Fevereiro chuvoso faz o ano formoso», diz um sábio ditado popular dos tempos de antigamente. Fevereiro é habitualmente, por norma, um mês de chuva e de frio mas é também uma época fundamental para investir nos trabalhos de jardinagem no exterior. Saiba, por isso, quais são as espécies botânicas e os cuidados preventivos a ter para um jardim com árvores e arbustos copas mais bonitas durante os próximos meses. Estas são são tarefas a incluir na sua lista para as semanas que aí vêm:

- Faça as plantações da época

Semeie bagas de arbustos como azevinho ou cotoneaster. Plante árvores de sombra e coníferas em vaso ou com raizame.

- Regue e vigie

Assegure-se que o sistema de rega não apresenta válvulas estragadas ou fissuras nas mangueiras e tubos.

- Adube as covas

Em tempo de plantações e reformas, tenha à mão um saco de adubo orgânico ou composto para misturar com a terra extraída das covas.

- Pode as frondosas

Pode os exemplares de flores tardias e as frondosas com ramos de tendência pendente. Elimine sempre os ladrões do ano anterior.

- Controle o vento

Vigie os ventos frios e em caso de necessidade instale uma cortina ou reforce os tutores. Continue os tratamentos com óleo mineral.

- Alinhe depois de cortar

Depois do corte do final do inverno, alinhe as margens do relvado que perderam definição. Utilize uma pá de margens retas para trabalhar nos maciços. Coloque a pá perpendicularmente ao solo e pressione com o pé para recortar a erva que ultrapassa os limites do relvado. Em superfícies grandes, utilize uma máquina adequada.

artigo do parceiro:

Comentários