Aproveite o quentinho

Tire partido dos momentos que passa em casa em novembro para cuidar das suas plantas

O maior aquecimento das casas nesta altura é uma das condicionantes a ter em conta. Veja o que tem que fazer este mês. 

Se tem plantas numa dependência quente, examine-os periodicamente.

Podem albergar parasitas que gostam destas condições, como é o caso das cochonilhas e dos ácaros.

Ao menor sintoma, aplique um tratamento recomendado para este tipo de pragas. Existem, todavia, muitas outras tarefas a incluir na sua agenda botânica para este mês: 

- Prepare inseticida

As pragas já invadiram a sua sala? Dissolva uma colher de sabão num litro de água temperada, junte outra colher de álcool e borrife este preparado nas plantas afetadas com intervalo de três dias até completar três aplicações.

- Borrife com frequência

Se tem espécies tropicais em casa, borrife água com frequência, porque necessitam de muita humidade ambiental. Assim toleram melhor o ar quente e seco dos aparelhos de aquecimento.

- Junto da janela

As plantas que necessitam de luz intensa, devem ser colocadas junto das janelas. Caso não disponha de local adequado para estas espécies, compre uma lâmpada especial para plantas.

- Menos rega agora

Nesta época, reduza a rega inclusive nas espécies que não repousam. Às plantas de hidrocultivo, que agora devem estar em local fresco, reduza ao mínimo o nível da água. Caso contrário, as raízes apodrecem.

- No interior quente

Com um pincel, limpe os catos e as plantas com folhas aveludadas. Semeie espécies que florescem precocemente, como é o caso das begónias. Afaste as flores do radiador.

- No interior fresco

Aplique abrilhantador nas folhas grandes das plantas. Mantenha sempre húmidas as azáleas e as hortênsias. Plante bolbos de floração precoce, como jacintos ou crocus.

- No terraço

Deite terra vegetal ou turfa nos vasos e jardineiras. Abrigue as plantas friorentas, como os gerânios, com palha ou outras coberturas. Renove a terra superficial das camélias e azáleas.

- No pátio

Com a tesoura, retoque as espécies disformes ou que estejam doentes. Passe para recipientes maiores as plantas que se tornaram pequenas para os vasos onde se encontram.

- Cuide da sua flor-de-natal

Ainda tem a flor-de-natal do ano passado? Se a podou, deixando três gemas por ramo e a transplantou na primavera, no final deste mês oferece-lhe bonitas brácteas vermelhas. Para que isso suceda, adube a planta de 10 em 10 dias e tape-a com cartão ao início da tarde. Em meados do próximo mês, coloque-a em local iluminado, com cerca de 16ºC e regue regularmente sem empapar a terra.

É tempo de:

- Beloperone

A sua fama deve-se às brácteas alaranjadas em forma de gamba. Requerem muita luminosidade e frescura no inverno.

- Caládio

Com folhagem bicolor ou tricolor, cresce bem desde que a temperatura não baixe dos 16º C no inverno e tenha muita humidade.

- Pimento

Dá frutos que mudam de cor à medida que amadurecem. O sol direto intensifica as cores. Coloque o vaso sobre gravilha húmida. 

artigo do parceiro:

Comentários