Água macia em pedra dura...

O ditado é antigo e a designação correcta é “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Mas serve para explicar as diferenças da dureza da água e os efeitos nas tarefas do dia a dia.
créditos: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Há muitos anos que as caixas de detergente possuem uma escala com os níveis de dureza da água e a sua importância na dosagem a utilizar em cada lavagem na máquina. Mas o detergente, por si só, é insuficiente para fazer face a águas duras e muito duras.

Por isso, a dureza da água é extremamente importante quando se fala de lavagem da loiça.

Em zonas onde a água apresenta uma dureza elevada é crucial a utilização de sal na máquina ou pastilhas de detergente que incluam este aditivo.

A dureza na água para consumo humano é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e de magnésio, sendo considerada dura quando existem valores significativos destes sais e macia quando contém pequenas quantidades.

No mapa de Portugal Continental, de forma geral, as águas a norte são mais macias, do que a sul, onde a origem calcária confere uma maior dureza à água.

Estes sais dissolvem-se na água através do contacto com os solos. Águas duras ou muito duras dificultam a dissolução dos detergentes e sabões, fazendo com que estes originem pouca espuma. Além de contribuirem para o depósito de resíduos no interior das tubagens da máquina.

Esta dissolução é responsável pelo sabor desagradável da água e provoca a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar, loiças, ferros de engomar a vapor e até nas torneiras e chuveiros.

As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas. No mapa de Portugal Continental, de forma geral, as águas a norte são mais macias, do que a sul, onde a origem calcária confere uma maior dureza à água.

Se costuma visitar o Algarve já terá notado que o sabonete faz menos espuma do que o habitual. Isto está relacionado com a dureza da água e não necessariamente com o sabonete.

Em zonas onde a água é dura, ou muito dura, mesmo lavando a loiça à mão é possível notar que, ao secar naturalmente, a loiça fica com manchas, resíduos de calcário. Ao utilizar a lavagem na máquina é possível combater este fenómeno, com recurso ao sal e abrilhantador. Algo que não se consegue fazer com a lavagem manual.

Comentários