Agosto não é só sinónimo de férias e de praia. De manhã ou ao final do dia, tire um tempinho para tratar das suas plantas de interior. Se não for para fora, pode fazê-lo antes de sair de casa ou ao final do dia quando regressa, depois de uma tarde de lazer e evasão. Além de necessários e fundamentais, estes cuidados representam também uma forma diferente de relaxar e aliviar o stresse. Estas são as tarefas que não pode descuidar nem deixar de executar este mês:

- Agrupar para resistir

Se ainda não foi de férias, antes de partir tenha a preocupação de agrupar as suas plantas numa dependência da casa fresca e iluminada. Desse modo, estas concentrarão a humidade e formarão, assim, um microclima húmido, muito adequado para resistir aos rigores do verão.

- Limpe e abrilhante

Com as janelas abertas, é normal que o pó se acumule nas folhas e nos ramos. Limpe-o com um pano suave húmido ou um pincel. Depois, aplique abrilhantador ou aplique uma mistura de égua e cerveja ou leite.

- Areje

O perigo de pragas (mosca branca e cochonilha) é mais frequente em locais fechados e ao sol, nas espécies bem regadas, nomeadamente em terraços envidraçados, alpendres cobertos, entre outros. Areje estes locais e borrife a folhagem para prevenir o aparecimento de pragas.

- Semeie flores

Para que a sua casa não perca cor no inverno, semeie em vasos as espécies que florescem nessa época, nomeadamente violetas africanas e primaveras, entre outras. Continue a plantar cravos-túnicos e petúnias no terraço.

- Recupere as plantas desvitalizadas

Se as deixou secar um pouco, não stresse! Em caso de descuido, pode recuperar as plantas seguindo esta indicação. Remova o substrato endurecido, meta a planta em água para ficar empapada e pulverize as folhas. Retire o vaso da água passados alguns minutos.

- Baixe as persianas

Até ao final do verão, junte todos os meses à rega adubo líquido. Baixe as persianas ao meio-dia. Assim, o sol não queima as palmeiras.

Veja na página seguinte: Outros cuidados a ter este mês

- Mantenha o interior húmido

Faça renovo aéreo na ficus, cheflera e filodendro. Retire a rega a todas as plantas que se encontram em período de repouso. Para evitar que fiquem dobradas, não rode os vasos de forma drástica. Opte por rodar em quartos de volta.

- Regue as plantas do terraço sem molhar as folhas

Regue-as ao início da manhã ou ao final da tarde, sem molhar as folhas. Se as flores caírem antes de abrir, isso é sinal da presença do aranhiço-vermelho. Aplique acaricida.

- Semeie bienais

Trate das flores do pátio De 15 em 15 dias aplique adubo para plantas verdes nas espécies de folha. Faça um corte ligeiro nas espécies trepadoras e pendentes. No final da operação, pulverize de forma intensa para hidratar e eliminar de vez o pó acumulado nas folhas.