Afinal o chá das 5 é português

Os dias têm estado frios, mas não é desculpa para passar o dia em frente ao sofá por isso, convide os amigos para beber um chá.

O famoso chá das 5 é um ritual tipicamente inglês, que está cada vez mais enraizado entre nós. Curiosamente, o chá foi apresentado à corte inglesa por uma portuguesa, a princesa Dona Catarina de Bragança, filha de D João IV e D. Luísa de Gusmão, aquando do seu casamento com o Carlos III de Inglaterra. Perto de 1660, Catarina organizava 'Tea Parties' e rapidamente o chá passou a ser apreciado tanto por mulheres como homens, tornando-se num elemento indissociável da identidade e dos costumes ingleses.

 Originário da China, o chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI.  A planta do chá, Camellia Sinensis, era comercializada através de rotas comerciais estabelecidas entre Portugal e a China. Rapidamente se tornou num bem popular, especialmente nas classes mais abastadas. Por volta do séc. XVII o consumo alargou-se e o chá era bebido em cafés a qualquer hora do dia.

Esta infusão de frutos, folhas, raízes, ervas e da planta do chá, é geralmente preparada com água quente, no entanto, o consumo de chá frio (ice tea) também já se popularizou, principalmente nas estações mais quentes. As variedades são infinitas (branco, preto, verde, jasmim, earl grey, touareg, jafertee, entre outros) e cada uma adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias ou frutos. Os maiores produtores de chá são a China e o Japão, no entanto, um dos melhores chás do mundo (preto e verde) é produzido nos Açores, em S. Miguel, na localidade de Gorreana, nas variedades Orange Pekoe, Broken e Moinha.

Beber chá é tido como um evento social e é o programa ideal para combinar com amigos e reunir os familiares fora das horas típicas de refeição - almoço e jantar. Esta é opção perfeita para se aquecer nos dias mais frios e uma desculpa para fazer bolos, bolachas e scones, os acompanhamentos ideais para uma tarde agradável.

Veja nesta galeria algumas ideias para decorar a sua mesa, acessórios e propostas deliciosas para organizar uma tarde chá.

artigo do parceiro:

Comentários