Se necessita de fazer um caminho no jardim, as próximas linhas dizem-lhe respeito. Além de o valorizar esteticamente, também cria um percurso que lhe permite desfrutar mais do seu espaço exterior. Antes de escolher o material, assegure-se de que a superfície drena bem. Depois, siga as nossas ideias sobre os melhores materiais e o método de construção mais adequado para o fazer.

Estas são algumas das soluções estéticas que deve considerar:

- Caminho de gravilha

Este caminho é natural e fácil de cuidar. Escave a caixa do caminho e estenda uma capa com cinco centímetros de gravilha lavada sobre rede anti-daninhas. Tenha em conta conceber uma margem de contenção para que a gravilha não se espalhe fora do caminho.

- Caminho de pedra natural

As lajes de pedra são muito estáveis e integram-se em qualquer jardim. Escave a caixa do caminho, estenda uma base de areia e nivele. Coloque as lajes sobre betão e verifique o nivelamento. No final, reencha as juntas com betão.

- Caminho de lajes sem cimento

As lajes grandes, dispostas em fila única, são ideais em caminhos pouco frequentados. Se as colocar no meio do relvado, apenas tem que recortar pedaços de relvado do tamanho da laje, retirá-los e colocar as pedras uma a uma com uma pequena separação.

- Caminho de ladrilhos

Os ladrilhos constituem o melhor material para caminhos muito frequentados. Coloque-os sobre uma capa de cimento com cinco centímetros sobre uma base de betão de 10 centímetros e outra inferior de gravilha compacta. Aplique cimento seco para cobrir as uniões e regue. Tenha em conta um pequeno desnível para facilitar a saída de égua acumulada na superfície.