Cozinhar na máquina de lavar loiça?

Apesar do nome, as máquinas de lavar loiça podem ser aproveitadas para lavar outros objetos que, normalmente, por preguiça, evitamos lavar à mão.

A ideia pode parecer absurda mas há diversas experiências que têm tido resultados bastante positivos nesta área. Ao usar a máquina de lavar, principalmente quando não atinge a carga máxima, porque não aproveitar para colocar aqueles objetos que anda a evitar lavar há tanto tempo?

Ferramentas, como chaves de fendas, chaves de bocas, martelos. Se podem ser lavados, aproveite a máquina e faça-o de forma simples e eficaz.

Tal como na loiça, tenha em conta as peças de madeira ou de outro material que possam ficar danificadas com o calor.

Claro que, numa primeira abordagem, misturar algumas coisas com a loiça pode parecer estranho mas, usando bom senso, pode tirar o máximo partido desta sugestão. Não coloque a lavar pincéis cheios de tinta, por exemplo!

Há pessoas que cozinham na máquina de lavar loiça, aproveitando o ciclo de lavagem para preparar refeições.
Brinquedos

Está a ver aqueles brinquedos que precisam de uma esfrega? Experimente colocá-los numa das próximas lavagens para ver como ficam. São muitas peças soltas e pequenas, a grande maioria em plástico, que dão imenso trabalho a lavar manualmente mas podem, perfeitamente, ser lavadas na máquina de loiça.

Lavar roupa e calçado

Pois. Também dá. As havaianas, botas, panos de pó, bonés. Experimente e ficará surpreendido com o resultado.

Para os mais aventureiros

Há quem utilize a máquina de lavar loiça para lavar o material de jardinagem bem como o produto da horta. Batatas, tomates, fruta. Na máquina ficam limpinhos, limpinhos. Isto é especialmente útil para as pessoas que têm acesso a produtos "diretamente do produtor". Nestes casos, claro, as experiências foram feitas com lavagens a frio ou temperaturas muito reduzidas. Se quiser experimentar, salte a fase da secagem da máquina.

Cozinhar

Cozinhar? Se ainda não ouviu isto é porque, na verdade, a ideia recolhe poucos adeptos. No entanto, a promotora desta prática, a italiana Lisa Casali, apresentadora de um programa de culinária, lançou um livro com cerca de 60 receitas para cozinhar na máquina de lavar. Aqui, ao contrário do exemplo anterior, as altas temperaturas são essenciais. Experimenta quem se sentir curioso.

Obviamente há coisas para as quais não estamos habituados e que podem impedir a experiência mas, mesmo que não chegue às versões mais audazes, se pensar bem, de acordo com as suas necessidades, verá que encontra alguma coisa para lavar, aproveitando o ciclo da máquina da loiça.

Para mais informações, consulte o site

Comentários