A máquina de lavar também precisa de "carinho"

Na maior parte das vezes, ao comprar uma máquina de lavar loiça, a tendência é usar, usar, usar. Raramente se pensa na manutenção, até ao dia em que avaria.
créditos: Paulo M. Guerrinha

Antes de avariar, quando os problemas começam, podem passar várias semanas, ou meses, em que se nota a loiça “mal lavada”. A culpa, "claro", é da máquina, do detergente, da água. A responsabilidades será de tudo, menos da falta de manutenção.

Para evitar surpresas, vá olhando para as peças da sua máquina. Dobradiças, filtro, braços aspersores. Muitas vezes, quando se começa a verificar lavagens menos eficazes, a razão pode estar no entupimento dos braços por onde sai a água para lavagem. O que impede que a quantidade de água necessária chegue à loiça suja.

Uma vez por mês, deve realizar uma lavagem com a máquina vazia utilizando um detergente limpa máquinas.

A máquina tem um filtro que deve ser limpo regularmente. Havendo restos de comida alojados no filtro da máquina, além de impedir o escoamento correto da água suja, estes resquícios acabarão por se alojar na loiça. Estes restos acabam por promover cheiros menos agradáveis.

Siga as instruções do fabricante de forma a poder retirar as partes amovíveis da máquina para uma limpeza. Faça a limpeza do filtro e da junta de borracha da porta uma vez por semana.

Mas a limpeza tem de chegar também às tubagens e partes fixas da máquina. A melhor forma de o fazer é, uma vez por mês, realizar uma lavagem com a máquina vazia, utilizando um detergente limpa máquinas. efetuar uma lavagem com a máquina vazia pode parecer um desperdício mas esta é a melhor forma de assegurar uma boa manutenção de todas as partes interiores, incluindo as tubagens, da máquina.

Tenha em atenção os avisos dos níveis de sal e abrilhantador. Não estão lá apenas para enfeitar. Pode ignorar estes avisos quando utiliza as pastilhas tudo em 1. No entanto, é preciso lembrar que a dureza da água tem um efeito importante nas doses a utilizar. Em situações de águas muito duras, mesmo usando as pastilhas tudo em 1, que já incluem todos os componentes necessários à lavagem, se notar algum defeito no final do ciclo a manutenção da máquina está bem feita, experimente juntar sal e abrilhantador extra nos depósitos respetivos.

Uma das maiores queixas derivadas da utilização da máquina são as manchas na loiça no final da lavagem. Saiba que são facilmente eliminadas com a utilização de abrilhantador. Este produto, atua no final da lavagem impedindo que se formem gotas na loiça que, ao secar, deixam ficar as manchas.

Depois, claro, os modelos de máquina também podem ter uma influência importante no tipo de detergente a usar. Se, depois de tudo isto, continuar a notar algo de errado, confirme com um técnico especialista se a máquina tem alguma avaria.

Para mais informações, consulte o site

Comentários