A hora da colheita

Se tem uma hortinha, saiba o que deve fazer e colher em junho, para a rentabilizar

Se trabalhou arduamente na sua horta nos últimos meses, saiba que está na hora de colher frutos.

No caso dos morangos, se forem colhidos nas horas mais quentes do dia serão mais suculentas e terão um sabor mais doce. Deve, por isso, durante o processo de colheita, tomar precauções para que não murchem, colocando-os rapidamente no fresco.

Colha-os apenas quando estiverem completamente desenvolvidos e consuma-os rapidamente, para aproveitar melhor as suas qualidades nutricionais. Se os pretende armazenar por uns dias, colha-os quando tiverem a ponta branca e ainda não se encontrem completamente amadurecidos. As maçãs e peras devem estar bem coloridas e soltarem-se facilmente dos ramos. Neste caso, convém colher de fora para o interior da copa.

Além destes, existem vários outros cuidados a ter em linha de conta. Organize-se!

As plantações desta altura

Continue a semear hortaliças para colher no outono e no inverno. Semeie no terreno ervilhas, acelgas e cenouras.

As melhores horas para regar

Regue em abundância nas horas mais frescas do dia. Procure não molhar as flores, folhas e frutos para não atrair fungos, sobretudo o oídio.

O que deve usar para melhorar a colheita

Se tem um sistema adequado de rega, utilize fertilizante na altura da rega mas evite colocar mais de duas gramas por litro.

O tipo de poda que esta altura exige

Elimine os materiais secos ou murchos dos cultivos. Quando detetar partes afetadas por fungos, parasitas ou queimaduras, corte também.

Elimine o excesso de cal

O excesso de cal no solo impede que o ferro se dissolva e as folhas amareleçam. Espalhe sulfato ferroso ou reverdescente junto com o estrume aplicado no outono.

artigo do parceiro:

Comentários