9 gestos para harmonizar a sua casa

Espaços desorganizados e divisões demasiado decoradas tendem a emanar energias menos positivas. Siga as recomendações da filosofia wabi sabi e recupere o equilíbrio natural.

Há quem acredite na influência e no poder das energias. Inspirada nos ensinamentos do taoísmo e do budismo, a arte do wabi sabi, uma filosofia japonesa que milhares de pessoas em todo o mundo já adotaram, fundamenta-se na doutrina da simplicidade, da moderação, da naturalidade, da alegria, da melancolia, da assimetria e da não permanência, valorizando o minimalismo.

Perceber que a ação humana sobre o mundo deve ser delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar, permitindo a (re)descoberta da beleza que existe naquilo que tem as marcas do tempo e que ainda guarda em si a natureza, é um dos seus objetivos. Estas são as nove regras que deve seguir para conseguir uma casa ainda mais harmoniosa:

1. Ordene e organize a casa aos poucos. Se dispõe de pouco tempo, comece por uma gaveta ou uma estante ou por uma divisão.

2. Dedique 15 minutos do seu dia a limpar a sujidade. Além de melhorar a sua saúde, estará a libertar energias menos positivas.

3. Mantenha as coisas no devido lugar para as encontrar mais facilmente. A arrumação e a organização são conceitos essenciais para a filosofia wabi sabi.

4. Esvazie um armário e decida com o que é que quer ficar, o que é que pode colocar noutro sítio e aquilo de que já não precisa. Liberte-se daquilo que nunca ou raramente usa.

5. Procure quatro caixas e coloque-lhes etiquetas. Numa vá colocando o que quer guardar. Noutra, o que pretende oferecer. Na terceira, coisas que quer deitar fora e, por coisas, peças e objetos que pretende guardar durante um ano. Se ao fim desse ano não lhe tocou, deite-a fora.

6. Desfaça-se de dois objetos sempre que comprar um novo. Não tenha mais de três objetos em cada superfície.

7. Cubra só uma décima parte da mesa com objetos de diferentes tamanhos. Menos é mais e o excesso pode ser prejudicial.

8. Diga taxativamente não aos ímanes para o frigorífico.

9. Use cestos de verga e potes para guardar canetas, lápis, moedas, chaves e por aí fora. De origem natural, este material confere uma leveza adicional à decoração, além de lhe permitir manter os seus pertences organizados e arrumados.

artigo do parceiro:

Comentários