5 conselhos para uma primavera mais florida

Para garantir que o seu jardim, varanda ou terraço vai estar florido nesta estação e no verão, comece já a semear e a plantar. Esta é uma excelente época para renovar o seu jardim.

A primavera chegou e, com ela, uma explosão de cor. Depois de um período marcado pelo frio, pela chuva e até pela geada, o jardim entra numa fase de transformação que obriga a intervenções cuidadas e planeadas. Estas são cinco das tarefas a empreender na fase que antecede a chegada do verão, uma altura marcada pelo odor aromático e pela cor das flores.

1. Limpar e renovar

Remover plantas que não resultaram e que estão mortas ou em muito más condições é um dos procedimentos a executar. Limpar árvores e arbustos de folha persistente. Os caducos devem já estar a rebentar e não convém cortar nada agora, pois podemos correr o risco de comprometer o aparecimento das folhas, flores e frutos.

2. Podar as sebes

Esta é uma boa época para podar as suas sebes de folha persistente como buxo, murta, escalónia, ligustro e por aí fora... Aproveite para fertilizar colocando composto, húmus ou estrume em volta dos pés da sebe.

3. Colocar mulch orgânico ou inorgânico

Com o aumento das temperaturas e da rega, as infestantes vão começar a aparecer, é uma boa altura para renovar ou colocar mulch orgânico, como casca de pinheiro, estilha de madeira. Em alternativa, pode usar mulch inorgânico, como seixo rolado ou gravilha.

Para diminuir os trabalhos de manutenção, deve colocar mulch junto às sebes, trepadeiras, em alguns canteiros de plantas vivazes, como é o caso de roseiras, alfazemas, alecrins, verónicas, ou anuais de época. Desta forma, reduz os trabalhos de monda e poupa água já que mantém a humidade do solo.

4. Dividir plantas

Esta é uma boa altura para levantar alguns canteiros e dividir as plantas que se multiplicam por divisão de tufo, como as gazânias, as armérias, os agapantos e as cliveas, só para mencionar algumas. Cave, retire-as da terra, divida-as em dois ou três tufos e replante-as no mesmo ou noutro canteiro, em vasos ou floreiras.

Desta forma poupa dinheiro e as plantas ficam mais bonitas pois são renovadas anualmente. Atenção que não deve fazê-lo se estas já estiverem em flor.

5. Plantar ou semear anuais

É uma boa altura para empreender esta tarefa. Pode semear cosmos (Cosmos bipinnatus) em tabuleiros e depois passá-los para vaso, floreira ou jardim. Se forem áreas muito grandes, pode semear diretamente no terreno. Também pode comprar já em planta e plantar. Nesse caso, escolha as que tenham muitos botões e poucas flores abertas para durarem mais tempo.

A Portulaca grandiflora e o girassol (Heliaanthus annuus) também devem ir para a terra nesta altura. Muito fácil de semear e rápido a crescer, o girassol é uma boa planta para quem tem crianças pois é uma flor muito grande e apelativa.

Texto: Teresa Chambel e Luis Batista Gonçalves (edição digital)

artigo do parceiro:

Comentários