Primeira exposição individual de Martin Parr em Portugal

Dia 12 de setembro, a Barbado Gallery inaugura a primeira exposição individual de Martin Parr em Portugal. Sob o título “A Place in the Sun”, o fotógrafo e presidente da Agência Magnum apresenta 25 fotografias que retratam o seu percurso de 1985 até ao presente.

Martin Parr é hoje, sem dúvida, um dos nomes mais importantes e influentes no mundo da fotografia. Nascido no Surrey, Inglaterra, em 1952, é desde 1994 membro da Agência Magnum (fundada por Cartier-Bresson e Robert
Capa) e seu atual presidente.

A saturação das cores, produzida pelo uso constante do flash mesmo em situações diurnas, e os ambientes kitsch são algumas das suas imagens de marca. Parr é também imediatamente reconhecível pela estética do seu olhar único, repleto de humor e crítica sobre as excêntricas situações do quotidiano.

“A Place in the Sun - Martin Parr’s Beach Photos 1985-2015”, presente na Barbado Gallery a partir de 12 de setembro, é a primeira exposição individual deste fotógrafo em Portugal e conta com 25 fotografias de várias séries, retratando um percurso que se estende de 1985 até ao presente. São fotografias que exploram a praia e as pessoas comuns que a frequentam; que retratam os seus filhos e cães, as suas escolhas duvidosas de fatos de banho, as suas toalhas e os seus snacks.

Estas obras, plenas de observação do extravagante, do absurdo e do ridículo, nunca são, porém, cruéis. Antes retratam com sensibilidade e bonomia a condição humana e o desejo legítimo de cada um de nós encontrar o
seu “lugar ao sol”; apesar do lixo, apesar das multidões. Apesar de si mesmo.

Com inauguração a 12 de setembro, esta exposição estará patente até 11 de novembro na Barbado, uma galeria que reúne em Lisboa o melhor da fotografia contemporânea.

Barbado:
Rua Ferreira Borges, 109-A, Lisboa | De terça a sábado, das 10h às 20h (com pausa das 13h às 14h) | Entrada livre

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários