Filipa e Tuxa Costa Leite orientam esta oficina na quinta-feira, 21 de  maio, das 20h00 às 21h30. Pode aprender a fazer ketchup, mostarda e chutney de beterraba caseiros. Traga frascos para levar amostras!

Comer vegetais conservados é uma forma muito boa de equilibrar qualquer tipo de alimentação, especialmente a mais pesada. Não é por acaso que salsichas são servidas tradicionalmente com mostarda e ketchup, ambos conservas. Mas há um pequeno detalhe que faz a diferença: os processos industriais quase sempre eliminam a fermentação viva, e sem ela o valor medicinal é nulo. A adição de conservantes químicos destrói a flora intestinal e prejudica a saúde em geral.

Ketchup deriva da palavra chinesa "kê-tsiap" - um molho feito à base de peixe fermentado. Os britânicos tentaram replicar este molho escuro que encontraram no sudoeste asiático no início do séc. XVIII. A primeira receita apareceu em 1812 escrita por um cientista e horticultor James Mease que adicionou polpa de tomate (as "maças do amor" como lhes chamava), especiarias e brandy.

O sucesso deste molho deveu-se principalmente ao facto de se poder conservar por mais de um ano um fruto que tem uma época de crescimento relativamente curta. Apesar de hoje em dia se poderem comer tomates o ano inteiro o seu sabor e valor nutricional são incondicionalmente melhores no Verão. Nesta altura procede-se à sua conservação e guarda-se até à próxima época.

A medicina chinesa ensina que a comida condimentada e picante ajuda a digestão e fortalece os pulmões. Incorporar este tipo de alimentos principalmente no outono beneficia o sistema respiratório e previne constipações e gripes. Um destes condimentos é a mostarda. A mostarda faz parte da família das crucífero, que incluem os brócolos e as couves, já amplamente estudados como preventivos de várias doenças cancerígenas. Alguns pesquisadores já descobriram na mostarda propriedades que ajudam a normalizar o colesterol, prevenir diabetes, melhorar o funcionamento dos pulmões e do cérebro.

O chutney é utilizado na índia com vários ingredientes que pretendem limpar o organismo e aumentar a imunidade. Neste workshop vamos trazer a sabedoria milenar ayurveda e aliá-la à cultura portuguesa e oferecer o melhor de dois mundos.

Valor: 25€ (inclui degustação dos produtos e cultura mãe para iniciar a fermentação)

Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto

Inscrições e informações: tel. 222 010 008 ou email: mail@quintalbioshop.com