O que fazer quando o chão nos falha?

O que sabemos sobre os sismos? Conhecemos o risco existente na nossa área de residência e os planos de emergência da nossa cidade? Que medidas de prevenção podemos adoptar e o que devemos fazer em caso de abalo?

Na próxima sexta-feira, 16 de janeiro, especialistas em sismologia, engenharia, ordenamento do território, história e proteção civil vão estar no Pavilhão do Conhecimento para esclarecer estas e outras questões relacionadas com os sismos.

Maria João Telhado (Câmara Municipal de Lisboa, Protecção Civil de Lisboa), Carlos Sousa Oliveira (Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção) Luís Matias (Instituto Dom Luiz), José Manuel Simões (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e Rui Tavares (Historiador) irão debater com o público do Pavilhão do Conhecimento a sismicidade de diferentes locais de Lisboa, a vulnerabilidade dos solos e dos diferentes tipos de construção, as medidas preventivas e os planos de intervenção em caso de sismo.

Durante todo o dia decorrerão atividades que simulam tremores de terra, tsunamis e o impacto dos abalos sísmicos em diferentes tipos de edifícios, entre outras atividades sobre a dinâmica da Terra e das ondas sísmicas. Haverá ainda jogos de computador e contos de histórias para os mais novos relacionados com a autoproteção em caso de sismo.

A entrada no evento "Quando o chão nos falha" é livre.

Programa completo em www.pavconhecimento.pt

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários