Partilhamos com os gregos os princípios da dieta e produtos mediterrânicos, a azeitona, o azeite, o queijo, entre outros alimentos. Mas, em boa verdade, partilharemos afinidades alimentares? Até que ponto conhecemos a cozinha da península grega? Para aproximar à mesa dois povos do Sul da Europa, o restaurante Bistrô & Tapas, do hotel Tryp Lisboa Oriente, no Parque das Nações, está a organizar até 2 de julho uma semana inteiramente dedicada à cozinha grega.

Esta é uma sugestão integrada na ação de carácter regular “10 dias, 10 pratos, 10 euros”. Como se depreende, o comensal conta com dez sugestões de prato principal a 10,00 euros. O chefe convidado para esta iniciativa, Thassos Bampalikis, esmerou-se e apresenta-nos, nas entradas (3,75 euros), do já universalmente divulgado Hummus (pasta de grão condimentada), ao Tsatsiki (iogurte, pepino e alho), ao Joriatiki (salada com tomate, pepino e pimentão).

No que respeita aos pratos principais, as propostas do chefe grego passam pelas Mussaka (carne de carneiro, beringela e tomate. Prato bastante condimentado), Kotopulo Suvlaki (espetada), Lajanodolmades (folhas de couve, recheadas com arroz, passas pinhões), Bifteki Gemistó Feta, entre outros.

Para fechar a refeição, como sobremesa (3,75 euros), o verdadeiro Iogurte grego com mel e nozes e as tão apreciadas Baklavas (em síntese um pastel de massa filo, recheado com pasta de nozes trituradas e banhado em xarope ou mel).

À mesa também chegam os vinhos gregos (a copo, a partir de 3,00 euros).

Restaurante Bistrô & Tapas (Hotel Tryp Lisboa Oriente)

Av. D. João II, Parque das Nações

Reservas e informações: 218 930 017