O Não é a nossa força, a nossa afirmação, o nosso grito de liberdade.
O psicólogo Joaquim Quintino Aires revela, no seu novo livro, conselhos práticos para usarmos o Não com convicção: com os pais e amigos, com os filhos, nas relações amorosas, no emprego ou nas compras. O autor ensina-nos a dizer não sempre com um sorriso. E a dizermos Sim à vida que queremos mesmo viver.

Quando olhamos para trás e recordamos as primeiras palavras dos nossos filhos, ocorre-nos por exemplo “papá” – que para uma criança tanto pode querer dizer “pai” como “pão”. Ora, a primeira palavra que o bebé diz com intenção de passar uma mensagem concreta é Não. É a manifestação clara de uma recusa. É o modo como afirma a personalidade, manifesta uma escolha e se assume como um ser humano único.

O Não é absolutamente determinante para a nossa felicidade presente e futura. Ao comunicarmos uma recusa, estamos a definir as fronteiras do nosso mundo. Não queremos dar boleia a um colega? Dizemos Não. Não nos apetece sexo? Dizemos Não. Achamos a ordem do chefe abusiva? Não, Não e Não. Só assim ficaremos bem connosco próprios. Infelizmente, no dia a dia, esquecemo-nos muitas vezes do papel estruturante do Não na salvaguarda da nossa identidade. Usamos a prenda que o marido (ou a mulher) nos deu, mesmo não gostando; aceitamos a afronta do filho porque temos medo de o contrariar com um sonoro Não!

O psicólogo Joaquim Quintino Aires vem, com este livro, ajudar-nos a descobrir o que realmente queremos e a sermos coerentes com os nossos desejos – ou seja, ajuda-nos a usar o Não para construirmos um Eu mais forte, mais seguro, mais focado nos objetivos que nos propomos alcançar.

DIA 29 DE OUTUBRO, 5 FEIRA, ÀS 18H30, NA FNAC COLOMBO.

Joaquim Quintino Aires nasceu em Nisa, no Alentejo, a 6 de Agosto de 1967. Em 1985, com a entrada para a universidade, apaixonou-se por Lisboa. Depois da licenciatura e do mestrado em Psicologia, na Universidade Clássica de Lisboa, doutorou-se em Psicolinguística, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente estuda Medicina na UAX em Madrid. Psicólogo Clínico e Professor Universitário, ensina Psicoterapia e Neuropsicologia em Lisboa, São Paulo e Luanda. Desde 1998, colabora regularmente na comunicação social, assinando as rubricas Hora do Sexo, na Antena 3, Consultório de Afecto, na revista Flash e TV Guia, Consultório de Sexo, nas revistas Telenovelas e TV Mais, e escreve também na revista Cristina. Há nove anos que apresenta uma rubrica no programa Você na TV, na TVI.  Em 2007, publicou o seu primeiro livro, O Amor é Uma Carta Fechada, ao qual se seguiram Vai Valer a Pena, O Amor Não se Aprende na Escola e 15 Minutos com o Seu Filho. Em 2011, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Moscovo. Em 2012, foi condecorado pela Sociedade Russa de Psicologia e recebeu o Prémio Copérnico 2012, conferido pela Sociedade Polaca de Neuropsicologia.