Neste festival (programa completo aqui), numa aldeia da Serra da Gardunha, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos com especialistas na matéria, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos nas tasquinhas típicas, especialmente preparadas pelos habitantes da localidade. Momento para saborear especialidades da região, participar nos live cooking dos chefes Mário Rui Ramos, Joe Best, Duarte Baptista, Leopoldo Calhau e Miguel Gameiro.

Este Míscaros -- Festival do Cogumelo, entre 18 e 20 de novembro, conta também com animação de rua, artesanato e “ateliers de palmo e meio” e o espaço para crianças, a “Miscolândia”. Ainda na dimensão alimentar, destaque para o “Mega Almoço”, no domingo, 20 de novembro, e para o “Concurso Melhor Prato do Festival”tendo como júri os chefes participantes no evento.

Fundão: Três dias a celebrar a boa cozinha no Míscaros – Festival do Cogumelo

Na vertente workshop será desenvolvido o tema: “Criação de cogumelos em troncos, micorrização e em substratos”.

A propósito deste Festival, diz-nos Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão: “Este é um evento único, uma vez que, sob o pretexto do lazer e da animação, na sua verdadeira essência procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha”.

Em 2016, o Festival para além das preocupações com a ecologia e economia locais, traz uma marca de responsabilidade social. De acordo com o autarca: ”A organização associou-se ao movimento inclusivo, criando atividades que desmistifiquem e desconstruam preconceitos e promovam a inclusão de cidadãos. Exemplo disto é o showcooking `Cozinhar Diferente`, no dia 19, que será realizado com crianças com Síndrome de Down”.

O Míscaros – Festival do Cogumelo é numa iniciativa da Liga dos Amigos do Alcaide em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.