Fundação AFID Diferença lança concurso de fotografia solidário

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Fundação AFID 2015 - Fotografia, lançado pela Fundação AFID Diferença, instituição de solidariedade social sediada na Amadora que apoia pessoas com deficiência, idosos e crianças. Esta será a primeira edição daquele que pretende ser um prémio atribuído a diversas áreas artísticas.
créditos: Fundação AFID Diferença

Sob o lema “O tempo através da lente”, este prémio, de participação gratuita, destina-se a fotógrafos profissionais e amadores e terá as candidaturas abertas até ao próximo dia 15 de outubro, sendo o resultado final exposto na Galeria Municipal Artur Bual, na Amadora, entre 21 de novembro de 2015 e 10 de janeiro de 2016.

O vencedor receberá um prémio de dois mil euros e haverá, ainda, duas menções honrosas, no valor de 250 euros cada.

O painel do júri é composto por Domingos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Dalila Rodrigues, ex-administradora do Centro Cultural de Belém e ex-diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, pelo fotógrafo José Pessoa e por Eduardo Nascimento, da Câmara Municipal da Amadora.

Com o objetivo solidário e simultâneo de dar mais vida a um espaço onde todos os dias convivem idosos e crianças, os trabalhos selecionados serão posteriormente e de forma permanente expostos no mais recente equipamento social da Fundação, o AFID Geração, que congrega lar de idosos, creche e serviço de apoio domiciliário.

As candidaturas deverão ser entregues por correio registado, estando o regulamento do concurso disponível no site da instituição.

O Prémio Fundação AFID 2015 - Fotografia é uma das iniciativas levadas a cabo para comemorar os 30 anos da instituição, assinalados no passado dia 14 de março. Até final do ano será ainda lançado o livro '30 anos, 30 testemunhos', com participações daqueles que acompanham e contribuem para a missão da Fundação AFID Diferença.

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebra em 2015 30 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemora 10 anos, uma instituição de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, Certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende mais de 1.300 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente cerca de 190 colaboradores. Trata-se de uma das principais Instituições Sociais do País – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica.

A AFID enquanto Associação de Famílias mantém o seu objetivo ao nível da Representação dos Direitos das Famílias e das pessoas com deficiência.

Mais em: www.fund-afid.org.pt

Comentários