FORMAÇÃO de CHAKRA HEALING MASSAGEM com Achyuta Veda

A CHAKRA HEALING MASSAGEM é a terapia mais ancestral de toda a Filosofia Vedanta e Sistema Ayurveda. Foi desenvolvida pelos Vedas (homens santos e sábios), com a finalidade de curar e tratar patologias e desequilíbrios físicos, mentais e espirituais

Os Vedas afirmam que devemos alinhar as nossas vidas, pensamentos e comportamentos com o nosso Eu Interior, omnisciente e intemporal, para assegurar uma boa saúde física, mental e emocional. Um dos meios para esse alinhamento é a meditação.

E foi através da meditação, da contemplação, da observação direta que os Vedas descreveram as energias subtis, existentes no nosso ambiente e no interior do nosso corpo. E definiram que onde quer que dois ou mais canais de energia subtil se unam, há um vórtice, a que deram o nome de Chakra, que significa roda.

Nos pontos onde os principais fluxos energéticos coincidem – ao longo da linha axial do corpo, à frente da coluna vertebral, os Vedas observara sete chakras principais que refletiam a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Desenvolveu-se um conjunto de técnicas através de visualizações, som, canto, meditação, de exercícios para limpar, ativar e curar os chakras e como prática espiritual nas regiões dos himalaias da Índia, Nepal, Tibete, China e Butão.

As técnicas desta massagem têm por base as tipologias (doshas) da Ayuveda e os desequilíbrios de cada uma delas.

Vata – combinação dos elementos Éter e Ar - problemas: de cólon, sistema neurológico, tumores, obstipação, nervosismo, falta de auto-estima, medo, fobias, outros...

Pita – combinação dos elementos Fogo e Água - problemas: fígado, estômago, cardiovasculares, olhos, pâncreas, artrite reumatóide, agressividade, frustrações, outros...

Kapha – combinação dos elementos Terra e Água - problemas: pulmonares, asma, infertilidade, impotência, frigidez, renais, inércia, preguiça, depressão, obesidade…

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do CURSO:
• Introdução: A História e os Fundamentos da Ayurveda, na filosofia dos Chakras;
• Sistema Tridosha (Vata, Pita e Kapha) e os 5 elementos (Éter, Ar, Fogo, Água e Terra)
• Os 7 Chakras (elemento, cor, mantra, Dosha, glândulas, emoções, patologias etc.);
• Patologias dos Doshas – Vata, Pita e Kapha;
• Os Nadis;
• Abordagem Espiritual;
• Preparação do Espaço;
• Anatomia dos Chakras: Localização, cor, mantra, forma, elemento, pétalas, dosha, propósito, glândulas, funções, trauma, em equilíbrio, em desequilíbrio, em excesso, manifestações física, tratamento.
• Preparação do Cliente – informações e esclarecimentos;
• Preparação do Terapeuta – antes, durante e após o tratamento;
• Mantras
• Indicações e contra indicações desta massagem
• Técnicas da Chakra Massagem

OBJETIVOS GERAIS do CURSO:
O formando, no final do curso, será capaz de proceder à correta aplicação de uma sequência de Chakra Massagem, conhecer as indicações e contra indicações desta massagem, saber os 7 chakras e as características de cada um.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS do CURSO:
No final da formação, o aluno deverá:
1. Saber o que é Ayurveda, Chakras, a sua história e fundamentos;
2. Identificar a constituição ou tipologia de cada indivíduo;
3. Conhecer claramente os benefícios, os princípios de ação terapêutica, contra indicações e precauções da Chakra massagem;
4. Dominar as técnicas da Chakra Massagem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
ROUPA:
Trazer roupa confortável, a usar durante o curso.
Para a prática da Chakra Massagem, no sábado, das 23h às 02.30h, usar roupa branca por estrear, de algodão ou linho, visto ser uma ocasião concreta e especial. Para quem quiser, nós dispomos de túnicas e calças indianas, 100% de algodão, com o valor de 20euros. Caso esteja interessado(a), contacte-nos.

A TRAZER:
Roupa confortável e leve e um agasalho quente;
Roupa branca por estrear, de algodão ou linho, para a ocasião concreta e especial, de sábado, dia 15, das 23h às 02:30h;
Manta para usar na meditação;
Produtos de higiene pessoal;
Calçado confortável;
Meias antiderrapantes.

A NÃO TRAZER:
- Álcool;
- Drogas e intoxicantes;
- Comida.
Se estiver a tomar medicamentos ou drogas com prescrição médica, deverá informar previamente a organização e o facilitador.

INSCRIÇÃO e PAGAMENTO:
Se quiser inscrever-se, pedimos que faça a sua reserva até ao dia 5 de novembro de 2014, depositando/transferindo/entregando o mínimo de 100€.

Após a realização do depósito/transferência, envie-nos através de e-mail, a FICHA DE INSCRIÇÃO (preenchida), enviada via e-mail, caso solicitada, pois só desta forma, é que a sua inscrição se tornará válida. Quando rececionarmos o seu formulário de inscrição, enviar-lhe-emos um e-mail a confirmar a sua inscrição e todas as informações adicionais que sejam revelantes.

O restante pagamento será efetuado aquando da sua chegada ao local da formação, ou até ao dia 14 de Novembro, na nossa receção (em dinheiro).

OBS. Ao inscrever-se, consciencialize-se que os seus atos não deverão perturbar ninguém. Não deverá fazer caso de distrações causadas pelos outros participantes, nem pelo meio envolvente.

LOCAL da FORMAÇÃO:
Conversas de Alpendre - Turismo Rural, St.ª Rita, Algarve
http://www.conversasdealpendre.com/

ORGANIZAÇÃO / INFORMAÇÕES:
Cocoon - Instituto Holístico
Rua Montalvão, loja n.º 6 | 8800-420 Tavira, Algarve
Tel: 281 098 054 / Tlm: 913 374 793 - 925 080 183
E-mail: cocoontavira@gmail.com

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários