Exposição de camélias em Sintra também vai ter orquídeas

Mostra, que está já a ser preparada, tem entrada gratuita. Além de exemplares para observar, também haverá flores para comprar, documentários para ver, palestras e degustações de chá

No fim de semana de 21 e 22 de fevereiro de 2015, a empresa Parques de Sintra promove a exposição «Camélias e Orquídeas em Sintra», em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP). A iniciativa realiza-se no terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra e tem entrada gratuita. Pretende «promover o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra», referem os promotores do evento em comunicado. «A vertente do evento relativa às camélias conta com a participação das quintas históricas do município e com os sócios da APC e da Sociedade Española de la Camelia», avança o documento.

A habitual representação das camélias dos parques e jardins sob gestão da Parques de Sintra também está salvaguardada. «Assim, no terreiro em frente ao Palácio de Sintra, será possível observar os melhores exemplares de camélias de cada um dos participantes, bem como as cultivares vencedoras do concurso que, através da avaliação de um júri especialista na matéria, identificará as melhores. O evento (que em anos anteriores apenas incluía camélias) ganha este ano uma nova cor e dimensão com a mostra de orquídeas neste certame de flores delicadas», sublinham os organizadores.

Este ano, a empresa ambiental associou-se ao COP, entidade que tem como objetivo a promoção e divulgação das orquídeas como hobby em Portugal. «Em Sintra, este hobby tem despertado grande interesse, quer através do cultivo de pequenas coleções pessoais de orquídeas, quer através da participação em workshops e encontros de orquidófilos. Haverá também a possibilidade de comprar orquídeas de produtores nacionais e estrangeiros», informam os promotores do evento. Para além dos exemplares botânicos em exposição, também estarão à venda no local flores, assim como outros produtos derivados destas flores como óleos, sabonetes e compotas.

As mais belas das mais belas

Em simultâneo com a exposição, decorre um concurso para distinguir a «Melhor Camélia 2015» e a «Melhor Camélia Portuguesa». Os vencedores são anunciados no sábado, 21 de fevereiro, às 15 horas, pelo administrador delegado do conselho de administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista, em conjunto com a presidente da APC Eduarda Paz e pelo presidente do COP, José Santos. «Nessa altura será também divulgado um pequeno vídeo encomendando pela Parques de Sintra e realizado pela Aidnature sobre as camélias do Parque da Pena, alvo da distinção como Jardim de Camélias de Excelência pela International Camellia Society em 2014», refere a organização do evento.

Atividades paralelas

O dia 21 de fevereiro, sábado, é dedicado às orquídeas. Na Sala Manuelina do Palácio Nacional de Sintra, tem lugar um ciclo de quatro palestras sobre vários temas da orquidofilia, que abordará desde as orquídeas silvestres existentes no nosso país às orquídeas exóticas originárias de países longínquos, as suas características, o seu cultivo e os seus segredos. As palestras realizam-se às 11 horas, às 12 horas, às 14 horas e às 15h30. No dia 22 de fevereiro, domingo, entre as 15h30 e as 17h30, decorre o workshop «Camellia Sinensis – Origem e Sabor do Chá», nos aposentos da Rainha D. Maria Pia, no Palácio Nacional de Sintra.

As explicações estarão a cargo da especialista em chá Nina Gruntkowski. «Os participantes aprenderão sobre a história do chá e as zonas em que é produzido, as diferentes variedades, a cultura e a cerimónia do chá do Japão. Numa segunda parte, haverá uma degustação de quatro qualidades de chá (chá branco, chá verde puro, mistura de chá verde com erva-príncipe e chá tostado). Ambas as atividades requerem inscrição prévia para o endereço de email comercial@parquesdesintra.pt ou pelo número de telefone 21 923 73 00», advertem os promotores da iniciativa.

artigo do parceiro:

Comentários