Exposição: Artista asiática pinta paisagens durienses usando vinhos da região

Rendida à paisagem do Douro, a artista macaense Cindy NG expõe no Museu do Oriente e no Teatro de Vila Real trabalhos realizados após uma residência artística realizada naquela região vinhateira. Em “So Far, So Close” a criadora apresenta trabalhos que incorporam diversos materiais, entre eles vinhos do Porto e Douro e da região dos vinhos verdes.

As inaugurações das exposições “So Far, So Close” (a 24 de setembro, no Museu do Oriente, e a 2 de outubro, no Teatro de Vila Real) serão marcadas por uma apresentação multimédia onde Cindy Ng vai pintar com diferentes materiais, incluindo vinho, ao som de música ao vivo, pelos também macaenses Folga Gaang Project.

É o movimento fluído dos nevoeiros durienses e das montanhas que acompanham o rio nortenho que Cindy Ng procura registar nas suas criações. Atributos da paisagem duriense que fascinaram a artista durante a residência artística que realizou no Douro em 2013, nas quintas de Covela e Boavista, propriedade do produtor de vinhos Lima Smith.

Cindy Ng encontrou neste território a ocidente semelhanças com o seu, no outro extremo, a oriente. Sentiu o estreitar de distâncias entre os dois países e comoveu-se: “A névoa que vi durante duas horas na Quinta de Covela é como um pincel embebido de tinta, que flui através do campo visual, criando contrastes marcantes. Montanha e rio aparecem claros e definidos diante dos meus olhos, mas, de repente, as nuvens de tinta quebram toda a composição, transformando-a no caos.

Cindy Ng Sio Leng nasceu em Macau, viveu em Taiwan e trabalha em Pequim desde 2007. Ganhou diversos prémios internacionais, nomeadamente com o seu trabalho "Sem limite", que recebeu o prémio “10 works Juri” (2006), no Media Arts Festival (Japão). Cindy Ng é artista residente do Taiwan Grass Mountain Chateau e tem sido convidada para expor em vários países, incluindo Taiwan, Hong Kong, Pequim, EUA, Alemanha, Japão, etc. É presidente da Macau Visual Arts Industry Association desde 2010.

As exposições em Portugal podem ser visitadas até 23 de outubro no Museu do Oriente e até 1 de novembro no Teatro de Vila Real.

artigo do parceiro:

Comentários