Concerto Officium Ensemble na Igreja de São Roque

No âmbito do encerramento da exposição "Visitação. O Arquivo: memória e promessa", vai decorrer um concerto na Igreja de São Roque, no dia 28 de outubro, às 21h30, integrado nas comemorações dos 516 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A entrada é gratuita.
Neste concerto, que conta com a participação do Officium Ensemble, sob a direção do maestro Pedro Teixeira, será interpretado, em estreia mundial, o Magnificat ou a insubmissa voz, peça musical composta, em 2014, por João Madureira, sob encomenda da Misericórdia de Lisboa.
Esta peça resultou da visita que este compositor realizou ao fundo musical do Arquivo da Santa Casa e que lhe serviu de principal fonte de inspiração. De entre o acervo musical do Arquivo Histórico, destacam-se também, as obras compostas por Filipe Magalhães, mestre de capela da antiga Igreja da Misericórdia de Lisboa, hoje, Igreja da Conceição Velha, que também elaborou diversas partituras inspiradas no Magnificat - as palavras de louvor e alegria que, segundo o Evangelho, Maria profere no momento da Visitação, no encontro com a sua prima Isabel.
Destaque-se, também, o Magnificat Primus Tomus (et Exsultavit), executado por Filipe Magalhães (c.1571-1652), compositor português que foi mestre de capela da antiga Igreja da Misericórdia, tendo sido posteriormente nomeado mestre de capela da Igreja do Paço Real.
O programa engloba, ainda, o Audivi vocem de Duarte Lobo, Commissa mea e o Ave Maris Stella de Estêvão Lopes Morago.
Segundo Paulo Pires do Vale, curador da exposição, "este concerto final cumpre aquilo que nesta exposição é essencial: transformar o arquivo em matéria viva e fecundante, fundo criativo, motor de criação".
A entrada é livre, condicionada ao levantamento prévio de ingressos e sujeita à lotação do espaço. Os ingressos podem ser levantados na receção do Museu de São Roque, a partir do dia 25, no horário normal de funcionamento.
Associado ao concerto, serão realizadas visitas guiadas no dia 28, às 19h00, sujeitas a marcação antecipada através do e-mail (direcao.cultura@scml.pt) ou por telefone (+351) 213 235 421 / 824 / 065), de segunda a sexta, das 10h00 às 17h30.

Comentários