Em Portugal, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte, representando 30% do total de óbitos. Entre os fatores de risco cardiovascular está o sedentarismo, preocupante se tivermos em conta que mais de 54% dos portugueses são sedentários.

Para combater o sedentarismo, o Holmes Place e a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) lançam, no âmbito das iniciativas de Maio – Mês do Coração, um movimento que visa alertar para os benefícios de uma vida ativa desafiando todos os portugueses a praticarem uma atividade física e, em simultâneo, ajudar quem mais precisa de alterar hábitos de vida menos saudáveis.

No âmbito do movimento CALORIAS SOLIDÁRIAS, e até 31 de maio, o Holmes Place irá contabilizar o dispêndio energético inerente à prática de exercício físico dentro e fora dos seus health clubs e transformar calorias em adesões que serão oferecidas à Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Por cada 1 milhão de calorias gastas, o Holmes Place doa uma adesão à Fundação Portuguesa de Cardiologia, que posteriormente irá atribuir as adesões conseguidas a um grupo de pessoas, selecionado através das respostas a um questionário disponível no site www.fpcardiologia.pt, e onde todos os interessados em melhorar a sua saúde cardiovascular através da atividade física, poderão candidatar-se. Para além das adesões, o Holmes Place doará ainda à FPC 1 euro por cada pessoa que não sendo sócia de um health club da marca, queira contribuir utilizando as suas instalações para o fazer.

A iniciativa é aberta a todas pessoas que queiram contribuir com as suas calorias apoiando o movimento e ajudando a Fundação Portuguesa de Cardiologia, não sendo obrigatório que o façam num health club.

Poderão participar em qualquer local onde estejam: basta ter um smartphone, acesso às redes sociais e partilhar uma foto utilizando #darcalorias. A atividade poderá ir desde jogging na rua, uma caminhada em família ou um simples passeio com o cão.

Dentro de um clube a missão fica facilitada: ao participar numa aula, está automaticamente a contribuir com um número fixo de calorias, calculado tendo em conta o tipo de aula e o dispêndio energético médio.

A propósito da importância que assume o combate ao sedentarismo, Sérgio Marques, diretor de marketing do Holmes Place refere “Queremos promover estilos de vida ativos que levem os portugueses a ter mais saúde. Sabemos que o exercício físico e a alimentação são fundamentais para um coração mais saudável. O sedentarismo é, sem dúvida, um dos maiores inimigos do coração.” Sobre a iniciativa e a ligação à FPC, “Esta iniciativa com a Fundação Portuguesa de Cardiologia assume um valor muito especial para nós. Todos vão ganhar. Quem participa doando as suas calorias e ganhando saúde e, principalmente, todos aqueles que vão ter a oportunidade de alterar hábitos e começar a praticar exercício físico com o apoio dos nossos especialistas”. “Afinal, as calorias também podem ser algo positivo!” acrescentou.

Reconhecendo na inatividade física um dos maiores fatores de risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, Luís Negrão, Assessor Médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia, considera que “os ganhos em saúde com uma prática regular de uma atividade física são maiores para quem é sedentário do que para quem já pratica, regularmente, uma atividade física. A atividade física é a primeira coisa que um recém-nascido quer fazer e é a última que o adulto quer deixar de fazer”.

O movimento CALORIAS SOLIDÁRIAS está disponível online em www.calorias-solidarias.pt, com mais informação sobre as diferentes formas de participar e a atualização diária do número de calorias gastas até 31 de maio.

A campanha conta com o envolvimento de alguns “embaixadores” Holmes Place como é o caso do ator Jorge Corrula que dá rosto ao primeiro vídeo já divulgado nas redes sociais.