Todos os que já passarem por uma das edições anteriores da Frutos, Feira Nacional de Hortofruticultura, sabem como o Parque D. Carlos I, no centro da cidade de Caldas da Rainha, se transforma para acolher um evento que transcende a escala do concelho. A Frutos é muito mais do que uma feira com venda de alguns dos produtos frutícolas da região é um momento de animação com mostra da gastronomia local e nacional, artesanato, atividades lúdicas para os mais pequenos, espetáculos musicais.

A Frutos 2017, entre 18 e 27 de agosto, vai contar com as habituais áreas temáticas, nomeadamente artesanato, restauração, espaço de venda de produtos biológicos, área reservada a demonstrações de cozinha com chefes nacionais, num total de 120 expositores. Fazendo jus à tradição da cerâmica caldense, o certame fará mostra de alguns dos criadores contemporâneos que dão voz às artes locais. Esta vertente será completada com a realização de workshops com os ceramistas e atividades dinamizadas pelo Museu da Cerâmica.

Na componente alimentar, para além dos restaurantes e bares a operar em permanência, os visitantes podem contar com a área Fruta Viva, com promoção de produtos frutícolas da região, provas sensoriais, venda e exposição de produtos DOP e IGP. Decorrerão show cookings em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Já o espaço Nutrição e Bem-estar vai oferecer aos visitantes uma agenda de workshops e propostas de atividade física.

cartaz frutos

Os mais pequenos encontram no Espaço Infantil, uma quinta pedagógica, insufláveis, jogos tradicionais. A organização vai, ainda, disponibilizar um serviço de baby sitting, para que os pais possam organizar sem preocupações a visita e compras na feira. No que respeita a compras, o certame conta, em 2017, com uma novidade, um serviço de entrega de compras.

Tiago Bettencourt, Richie Campbell, Carminho, GNR e Xutos e Pontapés são alguns dos nomes confirmados no cartaz de espetáculos desta Frutos 2017.

No decorrer da feira terão lugar algumas sessões de trabalho, abertas ao público em geral, mas com inscrição prévia obrigatória, subordinadas a diversos temas, entre eles: "Agricultura biológica, perspetiva do consumidor" (20 de agosto); "Como posso comunicar o meu produto" (23 de agosto); "Tendências de consumo futuras" (25 de agosto).

Os ingressos para o certame orçam entre os 3,00 e 5,00 euros em função dos dias, ficando o passe geral, com acesso a todos os dias da feira, nos 12,00 euros. Crianças até aos 12 anos não pagam ingresso.

O evento, que foi durante os anos de 1970, 1980 e 1990 um dos mais importantes da área a nível nacional, voltou a decorrer em 2016.

De acordo com o município de Caldas da Rainha, entidade responsável pela Frutos, a feira que decorre entre 18 e 27 de agosto, gerou em 2016 um impacto financeiro mediático no concelho de 1,6 milhões de euros e atraiu perto de 350 mil visitantes.