Nos tempos que correm são cada vez mais as pessoas que falam de Reiki, que aprendem Reiki, algumas num fim-de-semana até aprendem logo 2 ou 3 níveis. Surge a pergunta………………..Como é que é possível?

Como toda a aprendizagem, leva o seu tempo, não é possível querer tudo de uma vez só e dizer que já se sabe tudo. A aprendizagem é constante e nos seminários apenas são ensinadas as bases dessa aprendizagem, depois há que praticar no dia-a-dia, nos relacionamentos, nos comportamentos que temos para com os outros, nas acções que praticamos e até nos pensamentos que temos.

O Reiki é a coisa mais maravilhosa que podemos aprender, ou digamos melhor “reaprender” pois nós enquanto somos crianças temos essa energia nas mãos e no coração, apenas a vamos perdendo com todos os condicionamentos que sofremos ao longo do nosso crescimento e da nossa aprendizagem. No entanto há que perceber que o Reiki é um caminho, é uma escolha e como tal deve ser aprendido como algo que nos vai ajudar a crescer, algo que vai permitir conhecer ferramentas de auto-ajuda.

Veja na próxima página a continuação do artigo.

Muitas vezes me fizeram perguntas sobre o que é melhor ou pior em termos de aprendizagem do Reiki e nunca quis “denunciar nada nem ninguém” pois sempre me foi ensinado que “quando o aluno está pronto, o mestre aparece” e “não julgues, nem critiques”, no entanto, cheguei a um patamar da minha vida que já não consigo pactuar com certo tipo de imprudências, sim porque se não falarmos das coisas parece que estamos a pactuar com elas e mais que nunca é necessário esclarecer.

É preciso abrir os olhos e não embarcar em tudo o que nos dizem, há que SENTIR e hoje em dia as pessoas esquecem-se de SENTIR. Esquecem-se, ou nunca lhes foi ensinado que o SENTIR deve ser o motor das suas vidas. Muitas vezes fazem coisas porque os outros lhes dizem, ou porque ou outros também fazem e se eles não fizerem não se vão sentir enquadrados num grupo, mas a verdade é que mal ou bem aprendem e depois parece que não serviu de nada e até se esquecem de praticar o que aprenderam.

Para aprender Reiki todos têm de escolher a pessoa que os vai ensinar e claro que não é uma tarefa fácil, devido à alargada oferta com que se deparam. Cada vez mais surgem pessoas que têm “amigos” que podem ensinar. Não critico, cada um tem de seguir o seu caminho e traçar as suas linhas de conduta, no entanto, o que pretendo é que as pessoas sejam mais esclarecidas, deixem de ser tão ingénuas e façam elas próprias um levantamento sobre as pessoas com as quais vão aprender. Falem com quem vos vai ensinar, SINTAM a energia dessa pessoa, fechem os olhos, concentrem-se na questão e SINTAM a linguagem do vosso corpo, SINTAM a vossa intuição. Depois então decidam, não se precipitem.

Veja na próxima página a continuação do artigo.

Depois da escolha há que perceber que aquilo que se vai aprender tem de ser posto em prática. De que serve irem a um seminário de Reiki, aprenderem e não colocarem os ensinamentos em prática? De que serve aprender os 5 Princípios e não os colocar em prática? E como é que é possível aprender Reiki e não aprender que o mais importante é mesmo colocar em prática os 5 princípios?

Hoje sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes.

Hoje não te zangues nem critiques

Hoje não te preocupes

Hoje faz honestamente o teu trabalho

Hoje respeita o teu semelhante e tudo o que vive

Os princípios têm SABEDORIA. Vivenciar os princípios do Reiki é descobrir-se a si próprio, aprender a SER. Praticá-los até que se transformem num hábito faz com que a transformação interior aconteça.

O Reiki é realmente o caminho do coração, mas esse caminho por vezes também tem obstáculos, nem tudo são rosas como muitos parecem querer passar, mas esses obstáculos fazem parte do crescimento de cada um.

Veja na próxima página a continuação do artigo.

É o caminho do coração porque há que aprender a SENTIR com o coração. Reaprender a ser VERDADEIRO, AUTÊNTICO, sem capas nem embrulhos bonitos para esconder o que está lá dentro no mais íntimo do nosso Ser. Aprender a conhecer e aceitar que todos temos um lado SOMBRA, onde estão escondidos aqueles “defeitos” que “só os outros têm”.
Maria Fernanda Sousa

VEJA AS ENTREVISTAS COM A AUTORA NO CANAL SAPO ZEN:
CONVIDADA: FERNANDA SOUSA

 Maria Fernanda Sousa
Mestre Instrutor de Reiki
Terapeuta de Karuna Reiki
Terapeuta de Bioenergética Quântica

Com formação de base em Gestão de Marketing, desde bem cedo percebi que esse mundo de competição desenfreada não era onde me sentia bem. Em 1989 o Reiki surge pela 1ª vez na minha vida e vem provocar uma grande reviravolta em todo o meu Ser. Através dessa Energia de Amor consegui encontrar-me e decidi dar um novo rumo à minha vida. Grande parte da minha formação foi com Carlos Marques, o fundador da Escola Portuguesa de Reiki e é em 2004 que me torno Mestre Instrutor de Reiki segundo o Método de Reiki Tradicional. Ao longo destes anos tirei várias formações que me ajudaram a encontrar a complementaridade necessária ao praticante do Reiki, como Karuna Reiki, Massagem Ayurvédica, Reiki Kármico, Florais de Bach, Poder Avatar, o nosso Lado Sombra, Criança Interior, Auto-Estima, as Relações fonte de Crescimento Espiritual, Naikan a técnica Japonesa de “olhar para dentro”, as facetas do Ego, e Terapia Bioenergética Quântica. O chamado “Chamamento Interior” acho que o tive desde criança, no entanto, só quando experimentei o Reiki consegui compreender-me. Como todo o ser humano que diz estar no caminho do Bem procuro transmitir o que o que aprendi, o que penso e sinto em todos os seminários e workshops que organizo, bem como no atendimento individual e textos que escrevo. Sinceridade, Honestidade e Paz Interior são as minhas palavras preferidas.

Contactos:

http://templodecura.blogs.sapo.pt
templodecura@sapo.pt
mariafernandasousa@hotmail.com
Móvel: 962 556 898

 Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt

Veja o programa SAPO Zenzen.sapo.pt