A massagem Chavutti Thirumal (com os pés) elimina a letargia e cansaço físico e mental

A Chavutti Thirumal tem origem no Kerala, um estado do sul da Índia onde foi criada e desenvolvida pelos praticantes de Kalaripayattu (arte marcial indiana) e pelos praticantes de Kathakali (dança indiana)

Chavutti Thirumal é como se chama à massagem feita com os pés em que o terapeuta agarra uma forte corda que lhe serve de apoio. É uma massagem que permite colocar muita pressão sobre quem a recebe, mas que também pode ser bastante suave. Utiliza manobras longas e poderosas que só com o comprimento das pernas aliado ao peso do terapeuta poderiam permitir.

A Chavutti Thirumal tem origem no Kerala, um estado do sul da Índia onde foi criada e desenvolvida pelos praticantes de Kalaripayattu (arte marcial indiana) e pelos praticantes de Kathakali (dança indiana). Uma vez por ano os praticantes destas modalidades interrompem a sua pratica durante algumas semanas para receberem este tipo de massagem com o objectivo do corpo ficar forte e flexível prevenindo assim lesões devido à prática intensa do Kalaripayattu ou do Kathakali. Esta massagem é efectivamente muito util para qualquer atleta ou praticante de uma actividade física mais ou menos intensa. No entanto qualquer pessoa pode receber esta massagem.

Igualmente associada à Medicina Ayurvédica esta massagem também é muito terapêutica. Charaka, que foi um dos pioneiros desta medicina, há mais de 2000 mil anos atrás, escreveu sobre esta massagem no seu conhecido texto, “Charaka Samhita” denominando-a de Padaghata. Charaka elogiou esta massagem de tal forma, que a incluiu no seu tratado de Medicina Ayurvédica e considerou-a umas das massagens mais eficazes para eliminar a letargia e o cansaço fisico e mental.

A Medicina Ayurvédica também de origem indiana, que literalmente se traduz por, “ciência da vida” tem na massagem uma valiosa ferramenta para ajudar quem procura encontrar o seu equilibrio fisico, mental e espiritual. E nesta massagem especifica - Chavutti Thirumal, também conhecida em alguns locais da Índia por Chavitti Uzichil - tem de facto um excelente auxiliar para diversos casos, tais como a esclorose multipla, distrofia muscular e ciática.

Mas o ideal é receber esta massagem antes de realmente precisar. A Chavutti Thirumal, ajuda a eliminar as toxinas do organismo devido à sua acção profunda sobre os músculos, ligamentos e órgãos internos. Estimula a circulação do sangue e da linfa, corrige a postura e fortalece as articulações. Tem um efeito muito energizante, mas que no entanto acalma a mente e o espírito.

Benefícios: Esta massagem é uma muito útil para auxiliar a abertura dos plexos e no alongamento dos tendões e músculos. Ajuda a eliminar as toxinas do organismo devido à sua acção profunda sobre os músculos, ligamentos e órgãos internos. Estimula a circulação do sangue e da linfa, corrige a postura e fortalece as articulações. Tem um efeito muito energizante, mas que no entanto acalma a mente e o espírito. Tem comprovadamente resultados muito bons em casos de esclerose múltipla. Elimina a letargia e cansaço fisico e mental.

Por Joel Santos Brahmi

artigo do parceiro: Susana Krauss

O que procura?

Comentários