Aromaterapia para não engordar

Os óleos essenciais das plantas podem ajudá-la a manter a forma. Saiba como

Se costuma ser surpreendida por ataques de fome súbitos e difíceis de resistir, está na altura de procurar ajuda para controlá-los.

Em primeiro lugar, precisa de saber o que lhe desperta essa vontade irreprimível de comer. Será ansiedade, nervosismo ou apetite noturno?
A aromaterapia tem uma resposta eficaz para cada uma dessas situações.

Os óleos essenciais extraem-se das flores, das folhas, das raízes ou das sementes das plantas e, posteriormente, são destilados a vapor. São a base da aromaterapia, um tratamento que remonta a 3500 anos antes de Cristo. Inalados ou absorvidos pela pele, os óleos penetram no organismo, equilibrando-o através dos meridianos energéticos. Para além disso, têm efeitos na mente e nos sentidos, desencadeando reações que combatem os quilos a mais, ajudando-a ainda a relaxar e a reduzir as tensões musculares.

Óleo essencial que reduz a ansiedade


Se está a fazer dieta, deve saber que a ansiedade costuma aparecer nos dois ou três primeiros dias. Se não, pode surgir em momentos pontuais como os dias anteriores à menstruação e traduz-se numa forma de comer nervosa e compulsiva. Para solucionar este problema, dilua 10 gotas de óleo essencial de bergamota em água e aplique em todo o corpo com a ajuda de uma luva de crina.

Óleo essencial para combater a fome nervosa


É um problema que se traduz em assaltos ao frigorífico de madrugada, mesmo que se tenha jantado bem ou fazerem-no a meio da noite por se deitarem sem jantar. Saltar refeições não emagrece, só aumenta o apetite para a refeição seguinte. Para isso, deve aproveitar os benefícios do jasmim que tem um efeito benéfico sobre o stress, acalmando. Recomenda-se aplicá-lo com uma massagem nas têmporas e nos pulsos.

Óleo essencial para reduzir a vontade de comer doces


Responsável por deitar por terra até a dieta mais certinha, esta necessidade intensifica-se nos dias que antecedem a menstruação e durante a mesma. Algumas mulheres têm esta vontade a meio da tarde ou à noite. Para combater esta situação, Prepare uma infusão com um quarto de litro de água, uma colher de tília e outra de erva-cidreira. Tem um efeito calmante e tranquilizante.

Óleo essencial para controlar o apetite voraz


Para comedoras compulsivas, que se sentem capazes de comer a qualquer hora e que parecem nunca ficar saciadas nem sequer depois de terem feito uma refeição copiosa, recomenda-se a laranja doce e verbena. Para tal, pulverize a sua casa e o seu local de
trabalho diariamente com uma mistura da essência de ambas.

Óleo essencial para eliminar a fome noturna


Para este problema que leva a que a pessoa coma de madrugada, mesmo que tenha jantado bem, uma boa solução é recorrer à lavanda, tomando um banho com algumas gotas desta essência.

Óleo essencial para reduzir a vontade de petiscar


Quem estiver livre de pecados que tire a primeira batata frita... Porque é que não substitui essa batata frita por uma infusão fresca? Apesar desta troca não parecer muito sugestiva, funciona. Prepare uma infusão com um quarto de litro de água, uma colher de tília, e outra de erva-cidreira. Tem um efeito calmante e tranquilizante.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

O que procura?

Comentários