Os 5 princípios do Yoga: meditação e pensamento positivo

"Meditação é o fluxo contínuo da perceção ou pensamento, tal como a corrente de água num rio.", Swami Vishnu-Devananda

Meditação é a prática na qual existe uma observação constante da mente. Consiste em concentrar a mente num só ponto e na descoberta da nossa natureza íntima, para lá das construções mentais.

"A mente é como um lago, cuja superfície é agitada por ondas mentais, se queremos conhecer o Ser que se encontra no fundo, primeiro teremos que abrandar essas ondas controlando a mente"; esta era uma analogia usada frequentemente por Swami Vishnu-Devananda, demonstrando que a rede de pensamentos, alimentada pelos sentidos, pelas memórias e pelos sonhos, nos veda da paz de espírito que nos religa ao nosso Ser. Existe em nós a fonte da paz, da alegria e da bem aventurança e podemos aceder a ela através da Meditação.

Meditar é mais do que uma prática isolada, é uma forma de estar na vida. Mesmo que nos sentemos para meditar todos os dias, se durante o resto do tempo deixarmos a mente deambular, alheada do presente, dificilmente conseguiremos meditar por mais que nos sentemos para o fazer. Ao longo do dia, teremos que saber distanciar-nos dos pensamentos, não nos envolvendo emocionalmente com as criações mentais. O meditador tem como principais obstáculos os seus sentimentos negativos, como o ódio ou o medo. Para se libertar deles terá que se sintonizar com os seus opostos, enchendo o coração de Amor e Coragem.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O que procura?

Comentários