O que é o Tantra?

Tantra é uma filosofia hindu muito antiga, um dos ramos da filosofia védica, que ao contrário das restantes tradições védicas, vê o corpo humano não como um obstáculo mas como um meio para o conhecimento.
créditos: imgkid.com

“Tantra não é sexo!
Visto por fora, pode parecer…
Vivido por dentro: transforma…
Tantra é aceitação! 
Tantra é fluidez!
 Tantra é expansão…
Tantra é consciência.
 Tantra é meditação.
Tantra é divino.
Tantra é o caminho do fio da navalha.
Tantra não é uma técnica.
Tantra é entrega.
Tantra é dissolução do ego.
Tantra é envolvimento total.
Tantra é o encontro de seres.
Tantra abre o coração
. Tantra é renovação. 
Tantra é revolução.
Palavras não definem Tantra.
Tantra é!” – OSHO

Tantra é uma filosofia hindu muito antiga, um dos ramos da filosofia védica, que ao contrário das restantes tradições védicas, vê o corpo humano não como um obstáculo mas como um meio para o conhecimento.

Em geral as tradições religiosas professam que as aspirações espirituais implicam a ausência de prazeres mundanos, o que acaba por transformar a prática espirital numa infinita luta interna.

O Tantra oferece um caminho alternativo, em que o corpo humano é um organismo vivo, com consciência independente da consciência central e por isso mesmo é merecedor de atenção, respeito e reconhecimento.

A palavra Tantra significa na sua génese, “ tecer para expandir e difundir”, e de acordo com os mestres tântricos a vida só assume significado e eterna realização quando seguimos os padrões designados pela natureza, quando regressamos à origem, libertos de ignorância, desejo, apego, medo e falsas imagens dos outros e de nós mesmos.

O Tantra permite o regresso ao padrão original, através de um caminho sistemático e abrangente: o hatha yoga, pranayama, mudras, rituais, kundalini yoga, nada yoga, mantras, mandalas, ayurveda, astrologia e e centenas de outras práticas esotéricas tradicionais integram-se perfeitamente nas disciplinas tântricas.

O Tantra tem como uma das suas mais importantes manifestações o culto de Shiva e Shakti, que são respectivamente os princípios da energia ativa masculina -Shiva, e da força passiva/receptiva feminina – Shakti (conhecida também como Kali, Durga, Parvati). O principio masculino e feminino são assim a base de uma filosofia e de uma prática que aumenta o senso de respeito e de amor entre homem e mulher: para o homem, a mulher é a manifestação viva da própria divindade e, como tal, ela deve ser reverenciada e amada. A atitude recíproca por parte da mulher, é verdadeira, pois ela desenvolve um sentimento equivalente em relação ao homem, reverenciando o princípio da energia masculina no homem.

Através da observação da dança interna Shiva/Shakti, do equilibrio das polaridades feminina/masculina dentro de nós entramos num espaço mais consciente, num espaço de meditação natural, no espaço do coração, onde a expansão e a completude internas acontecem. A partir daqui é possível relacionarmo-nos conosco e com os outros de uma forma mais aberta, presente e amorosa.

Este é o ponto de partida para o Tantra Loveway : um caminho para viver e explorar de forma total a Meditação, o Amor, a Sexualidade consciente e os Relacionamentos reais. É o caminho para o espaço do Coração, um espaço de Consciência, Aceitação, Presença, Expansão e Amor.

Por Shivani

Tantra LoveWay - Workshops, Sessões Grupo Tantra & OSHO Meditação
Activa, Love Coaching - para casais

www.tantraloveway.com | info@tantraloveway.com
shivani@tantraloveway.com | 966 482 799

artigo do parceiro: Susana Krauss

O que procura?

Comentários