Yin-Yang

Yin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo.

Tudo o que nos rodeia e influencia as nossas vidas é composto por duas forças opostas e complementares. Uma não existe sem a outra e a sua avaliação é sempre comparativa.

A essas forças damos o nome de Yin e de Yang e podemos caracterizá-las da seguinte maneira:

YINNegro
Passivo
Sensibilidade
Feminino
Espaço
Frio
Húmido
Sombra
Mole
Interior
Inferior
Noite
Inverno
Negativo
Terra
Matéria
YANGBranco
Activo
Força
Masculino
Tempo
Quente
Seco
Luz
Duro
Exterior
Superior
Dia
Verão
Positivo
Céu
Energia
Este quadro apresenta apenas alguns exemplos, mas que nos permitem perceber o principal sentido de cada uma destas forças.

Pela observação dos ciclos naturais constatou-se a alternância yin-yang (depois da noite chega o dia, depois do frio vem o calor, para haver terra temos de ter céu, para espaço temos o tempo). Todas as coisas acontecem, crescem e desenvolvem-se expressando as eternas trocas de yin-yang. Na física estudamos que para cada acção vamos ter uma reacção, e aqui chamamos-lhes a dinâmica yin-yang que promove a evolução através de constantes processos de mudança, onde nada existe em separado e tudo tem o outro lado (a reacção).
Sabe-se também que nada é totalmente yin ou totalmente yang uma vez que uma das forças transforma-se na outra constantemente. A proporção de 50% yin e 50% yang também não existe uma vez que isso implicaria um sistema estático e como tal sem vida.
Normalmente é a seguir ao máximo de yin que se começa a produzir yang e vice-versa: depois do máximo de frio do inverno começamos a receber o início do calor da primavera. A seguir a um grande febrão sentimos a temperatura a baixar e temos calafrios. Mas a febre e o calor sentido podem também ser reacção a uma chuvada ou frio que apanhámos.
Do ponto de vista do feng shui consideramos que ambientes muito yin (escuros, frios e estagnados) provocam tristeza, depressão e gripes. Por sua vez, ambientes muito yang (muito iluminados, secos e muito rápidos) levam a situações de stress, irritação e dores de cabeça.

O que procura?

Comentários